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Goodyear apresentou ao mercado o primeiro pneu feito de arroz e que pode durar 500.000 km. Todos os materiais naturais são obtidos por meio de métodos de agricultura e de cultivo responsáveis. A estrutura do pneu, por sua vez, é composta por 90% de materiais reciclados.
Uma combinação de óleo de girassol, seiva de pinheiro e casca de arroz, substitui o tradicional petróleo em um pneu do futuro que conta com alta tecnologia e sensores eletrônicos.
Pneu feito de arroz é durável e altamente tecnológico
Para se ter uma ideia, os atuais motores feitos a partir de combustão são produzidos para durar cerca de 240.000 km. Para os novos pneus da Goodyear isso é praticamente metade da vida útil. Chamados de Eagle Go (Vai Águia), eles praticamente dispensam derivados de petróleo na composição e podem durar até 500.000 km.
O Goodyear Eagle Go – pneu feito de arroz foi apresentado em um carro-conceito, o Citroën Oli, e de cara já se destacou pela composição dos materiais que é fabricado. A banda de rodagem é feita de óleo de girassol, resinas de pinheiro, borracha natural e sílica de cinzas de casca de arroz, ingredientes que permitem a empresa substituir os materiais sintéticos.
Todos os materiais naturais são obtidos por meio de métodos de agricultura e de cultivo responsáveis. A estrutura do pneu, por sua vez, é composta por 90% de materiais reciclados.
Enquanto fabricantes de carro prometem abandonar os motores a combustão, a Goodyear tem data para abandonar o uso do petróleo: 2040.
O segredo para a grande durabilidade dessa estrutura é, de certa forma, conhecido do brasileiro: são recauchutados. Esses pneus são concebidos para terem a banda de rodagem substituída por duas vezes. A primeira “vida” do pneu seria de 150.000 km – o que é muito na comparação com um pneu normal. Por sinal, os sulcos têm 11 mm.
O próprio pneu de arroz é capaz de saber quando está no fim. Cada um tem um sensor que monitora vários parâmetros da saúde do pneu, parte da tecnologia SightLine. Ele interpreta um conjunto de dados que apontam o estresse dos pneus, a temperatura, a pressão e também o desgaste.
Abaixo você pode conferir o vídeo de apresentação do Goodyear Eagle Go. Aperte o Play!
No caso do uso desses pneus no Citroën Oli, as rodas nas quais o Eagle Go são calçados também são diferentes. Para não serem tão caras quanto as rodas de alumínio, nem tão pesadas quanto as rodas de aço, são rodas híbridas entre os dois materiais. Assim, são 15% mais leves que as rodas de aço e mais baratas que as de alumínio.
Há mais de 120 anos, a Goodyear busca inovações e invenções sustentáveis e de baixa manutenção e a parceria com a Citroën continua uma relação de longa data entre ambas as marcas. O Eagle GO é o terceiro pneu conceito Goodyear desenvolvido com a Citroën e foi criado para otimizar eficiência, durabilidade e conforto.
Composto de banda de rodagem de material sustentável
Este pneu conceito usa um composto na banda de rodagem, a parte do pneu que usa, feito de quase todos os materiais sustentáveis ou reciclados. Estes materiais incluem óleos de girassol, resinas de pinheiros, borracha natural e sílica de cinzas de casca de arroz. Estes materiais são descritos abaixo.
- Óleos de girassol e resinas de pinheiros são soluções renováveis para substituir óleos derivados de petróleo. Estes materiais estão sendo usados atualmente para fazer ‘Tinta Vegetal’ para impressoras. O objetivo da Goodyear é substituir totalmente os óleos derivados do petróleo em seus produtos até 2040.
- A borracha natural da árvore Hevea brasiliensis é usada para substituir a borracha sintética à base de petróleo, utilizando métodos responsáveis de cultivo e cultivo1.
- A sílica de cinzas de casca de arroz do processamento de arroz pode reduzir o desperdício indo para aterros sanitários e já foi usada anteriormente em concreto armado.
Piso renovável
O pneu conceito Eagle GO tem potencial para ser renovado duas vezes ao longo de sua vida, o que aumenta a vida útil do pneu. A Goodyear estabeleceu um objetivo para que o pneu conceito Eagle GO alcance até 500.000km através do reaproveitamento da carcaça sustentável e da banda de rodagem renovável.
Tecnologia inteligente
O pneu conceito Eagle GO usa a tecnologia Goodyear SightLine, que inclui um sensor que monitora uma variedade de parâmetros de saúde dos pneus. Essa tecnologia já está sendo aplicada para ajudar os clientes da frota da Goodyear e poderia reduzir significativamente o desperdício e aumentar a eficiência mantendo a pressão ideal e a condição dos pneus. Monitorar a saúde do pneu é um fator importante para determinar se ou quando um pneu pode ser renovado, aumentando assim a circularidade e eficiência.
Adicionar essa tecnologia ao pneu conceito Eagle GO está em linha com o objetivo da Goodyear de reinventar pneus e serviços, fornecendo inteligência habilitada para dados e sensores em todos os novos produtos até 2027.
“A arquitetura de pneus percorreu um longo caminho incorporando materiais sustentáveis e tecnologias inteligentes“, explicou Laurent Colantonio, diretor regional de tecnologia da EMEA. “Com a Citroën, temos um relacionamento que proporciona um ótimo teste para o desenvolvimento e teste de novas tecnologias e técnicas.”
“Os pneus conceituais são uma maneira fantástica para a Goodyear pesquisar e desenvolver tecnologias inovadoras que possam entrar em nossos produtos. Os aprendizados deste projeto irão para o nosso futuro como um facilitador de mobilidade que inova consistentemente seus produtos e serviços.“
Sobre a Goodyear
A Goodyear é uma das maiores empresas de pneus do mundo. Emprega cerca de 72.000 pessoas e fabrica seus produtos em 55 instalações em 23 países ao redor do mundo. Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio, e Colmar-Berg, Luxemburgo, se esforçam para desenvolver produtos e serviços de última geração que estabelecem o padrão de tecnologia e desempenho para a indústria. Para obter mais informações sobre a Goodyear e seus produtos, acesse www.goodyear.com/corporate.
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