Reunião teve como pauta um maior estreitamento comercial entre os dois países
O deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) acompanhou o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) em uma reunião com o presidente do Peru, Pedro Castillo, na cidade de Porto Velho (RO), nesta quinta-feira (3). O encontro teve como pauta o estreitamento de laços comerciais entre os dois países, fato este que pode beneficiar Mato Grosso.
“Fiz questão de acompanhar o presidente da República, pois o Estado de Mato Grosso, como um grande produtor de alimentos, pode ser beneficiado com esta parceria com o Peru, que importa produtos como carne bovina de países como Bolívia e Argentina”, disse o parlamentar.
A fronteira entre os dois países é a segunda mais extensa do Brasil. Conforme dados do Itamaraty, o Brasil é atualmente o quarto maior parceiro comercial do Peru, com um intercâmbio comercial que alcançou US$ 4,26 bilhões em 2021.
Além de tratarem de comércio e do acesso a mercados, os presidentes, Bolsonaro e Castillo, também discutiram sobre cooperação fronteiriça, cooperação em defesa e segurança, cooperação técnica e humanitária, além do combate à pandemia de covid-19.
Nesta semana, o Governo brasileiro anunciou a criação do Vice-Consulado do Brasil em Cusco, medida que tem objetivo de atender aos brasileiros na cidade, que recebe muitas demandas de turistas que visitam a região.
Também participaram do encontro bilateral, o governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL), o senador Marcos Rogério (DEM-RO), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Augusto Heleno e embaixadores dos dois países.
Vamos aguardar os desdobramentos deste encontro e torcer para que traga bons negócios para Mato Grosso e principalmente para Brasil.
AGRONEWS® é informação para quem produz