No mercado do boi, vendas de sêmen bovino recuam
Dados elaborados pelo Cepea em parceria com a Asbia (Associação de Inseminação Artificial) e divulgados, mostram redução de 9,33% no volume de sêmen de bovinos de corte vendidos ao longo de 2022 frente ao ano anterior. Houve, também queda de 2% nas matrizes de corte inseminadas no ano passado.
Segundo pesquisadores do Cepea, isso pode indicar um certo freio no ritmo de investimentos de alguns pecuaristas, especialmente os “aventureiros”, que se depararam com elevados custos de produção do boi e com movimento de queda nos preços de negociação da arroba, que, por sua vez, vem sendo verificado desde o segundo semestre de 2022.
De acordo com a análise da semana anterior, “O ano de 2023 começou confirmando as perspectivas desenhadas pela cadeia pecuária nacional, de que as vendas de carne bovina ao mercado internacional devem seguir registrando bom desempenho. Segundo dados da Secex, em janeiro de 2023, o volume de carne bovina in natura exportado pelo Brasil somou 160,1 mil toneladas, um recorde para o mês”.
Veja a tabela indicativa abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz