Neste sábado, a região sul de São Paulo e áreas do norte, principalmente nas áreas urbanas, continuam em alerta para possíveis transtornos causados pelas fortes chuvas. Deslizamentos de terra, enchentes, alagamentos e quedas de árvores podem ocorrer devido ao grande volume de chuva que está persistindo. O mesmo cenário é esperado na metade oeste do estado de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas e outras regiões do norte, incluindo áreas do Amapá.
As pancadas de chuva que ocorrem no final da tarde e deixam o período da manhã com tempo firme ficam entre o estado de Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, áreas do Pará e do Maranhão. No triângulo mineiro, boa parte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, esses temporais devem ser acompanhados de trovoadas e rajadas de vento entre 50 e 70 km/h. Quando o tempo fica firme, o dia será ensolarado em grande parte do Vale do Jequitinhonha, norte da Bahia e interior do Piauí e sertão nordestino.
Os ventos úmidos que sopram do mar contra a costa leste do litoral nordestino também favorecem pancadas de chuva que devem acontecer no final da tarde. O dia será totalmente ensolarado e com tempo estável em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Vale lembrar que a umidade relativa do ar no estado gaúcho pode ficar abaixo dos 30%, e até mesmo abaixo dos 20% na faixa oeste do estado.
Quanto às temperaturas, a mínima será de 25 graus em Salvador, 24 em Cuiabá e 22 em Manaus. A temperatura máxima deve alcançar a casa dos 32 graus no Rio de Janeiro e 33 em Porto Alegre.
CLIMATEMPO 11 de março 2023
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® é informação para quem produz