No mercado da soja, preço do grão continua em queda já os preços dos derivados sobem
Mesmo com os preços do grão em queda, as cotações do farelo e do óleo voltaram a subir no mercado doméstico. Segundo pesquisadores do Cepea, a valorização dos derivados está atrelada à menor oferta na Argentina – principal abastecedora global de derivados de soja – e às expectativas de maior demanda, sobretudo externa, pelos derivados brasileiros.
A produção de soja na Argentina foi projetada neste mês pelo USDA em 33 milhões de toneladas, a menor desde 2008/09. Essa retração se deve às altas temperaturas e ao déficit hídrico em grande parte do desenvolvimento das lavouras da safra 2022/23.
De acordo com análise da semana anterior, “No mercado da soja, cotações recuam e liquidez melhora. A baixa demanda externa, sobretudo da China, vem mantendo os preços do grão em baixa no spot nacional, de acordo com regiões consultadas”.
Por fim, em Mato Grosso, safra de soja tem produtividade recorde. Com a colheita alcançando 88,12% das áreas finalizadas em Mato Grosso, o Imea reavaliou as condições das lavouras e o rendimento aguardado para a safra 2022/23.
Confira a tabela indicativa abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz