No mercado do arroz, o preço médio do 1° quadrimestre foi recorde
O preço do arroz em casca no mercado sul-rio-grandense fechou o primeiro quadrimestre de 2023 em patamar nominal recorde, considerando-se o mesmo período de anos anteriores da série do Cepea, iniciada em 2005.
De janeiro a abril de 2023, o Indicador CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos inteiros, com pagamento à vista) teve média de R$ 88,08/saca de 50 kg. Além de recorde nominal para o período, a média ficou 7,4% superior à verificada no último quadrimestre de 2022 e 0,20% maior que a de janeiro a abril de 2022 (de R$ 87,91/sc, a segunda maior da série histórica).
No campo, a colheita da safra 2022/23 de arroz está na reta final no estado, com estimativa de produção menor que a da temporada anterior e com divergência de qualidade entre as regiões, em função do clima desfavorável em parte do cultivo.
Segundo análise da semana anterior, “Os preços do arroz em casca vêm registrando apenas ligeiras oscilações no mercado spot do Rio Grande do Sul. Parte dos agentes do setor retomou, de forma gradual, as compras do cereal na semana passada, elevando a liquidez e sustentando os preços no estado. Entretanto, o interesse de produtores em novas negociações esteve limitado, uma vez que esses agentes têm expectativas de valores maiores, devido à necessidade de compra dos engenhos”.
Veja a tabela indicativa abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz