Empresa conseguiu criar um motor rotativo 5x mais potente e eficiente que um motor a diesel tradicional, sendo 80% menor em tamanho. Uma verdadeira revolução na engenharia automotiva e aeronáutica está chegando ao mercado
Motor rotativo: o futuro da engenharia de combustão
A indústria de motores de combustão interna está testemunhando uma revolução liderada pelo X Engine desenvolvido pela equipe inovadora da Liquid Piston. Este motor rotativo singular desafia as convenções, prometendo superar desafios tradicionais e estabelecer novos padrões em potência, eficiência e confiabilidade.
Superando o consumo elevado e emissões preocupantes
Os motores de combustão interna tradicionais têm enfrentado críticas por seu elevado consumo de combustível, torque insuficiente e emissões poluentes. A lubrificação complexa tem sido uma dor de cabeça constante. Contudo, a Liquid Piston, reconhecida por sua inovação, apresenta uma resposta a esses desafios.
O X Engine da Liquid Piston é um motor rotativo que desafia as normas. Diferentemente dos motores tradicionais, ele opera com um rotor único, responsável tanto pela compressão quanto pela exaustão do fluido de trabalho. Esta abordagem única gera uma eficiência superior e reduz significativamente as emissões poluentes.
Potência extraordinária: XTS-210 na vanguarda
Destacando-se na linha de motores da Liquid Piston está o XTS-210, um marco no campo dos motores rotativos. Este motor de dois tempos, sobrealimentado e refrigerado a líquido, é cinco vezes mais potente que um motor a diesel de tamanho similar, oferecendo o triplo de torque. Sua aplicação encontra destaque em ambientes militares, comerciais e aeroespaciais, onde densidade de potência, economia de combustível e versatilidade são cruciais.
Uma inovação notável no XTS-210 é sua configuração, permitindo alta compressão ao simplesmente reduzir o tamanho da câmara. Isso viabiliza a injeção direta de combustível, uma característica impossível nos motores rotativos tradicionais, como o Wankel.
Vedações e lubrificação: Solucionando desafios antigos
As vedações de topo, essenciais para o funcionamento suave, são fixas no XTS-210, facilitando a lubrificação direta. Isso resolve problemas recorrentes em motores rotativos antigos, melhorando significativamente a eficiência e a durabilidade.
Parceria estratégica: Liquid Piston e Exército dos EUA
Reforçando seu compromisso com a inovação, a Liquid Piston estabeleceu uma parceria crucial com o Exército dos Estados Unidos. Um contrato expressivo de 9 milhões de dólares visa o desenvolvimento do XTS-210, tornando-se uma peça valiosa no cenário militar e aeroespacial.
O futuro do XTS-210 vai além dos protótipos, com previsão de um lançamento comercial em 2024. As aplicações iniciais serão em geradores portáteis e veículos aéreos não tripulados. Seu potencial, contudo, é vasto, estendendo-se a uma van elétrica híbrida de decolagem e aterrissagem vertical.
Potência compacta e leve
A versatilidade deste motor rotativo, XTS-210, é evidente em seus impressionantes dados oficiais. Este motor, compacto e leve, oferece uma densidade de potência e potência específica 5 vezes maiores em comparação com motores a diesel de pistão. Sua compatibilidade com combustíveis pesados, como Diesel, Jet A, JP-8 e querosene, e a capacidade de utilizar múltiplos combustíveis, como gasolina, propano e hidrogênio, destacam sua flexibilidade.
O XTS-210 está otimizado para aplicações híbridas-elétricas, marcando uma evolução significativa na mobilidade. Projetado para atender a aplicações comerciais e militares exigentes, incluindo geração móvel de energia elétrica, propulsão principal ou híbrida-elétrica para veículos, incluindo aeronaves de decolagem e aterrissagem vertical (VTOL) e sistemas de aeronaves não tripuladas (sUAS), bem como unidades de energia auxiliar.
Abaixo voc6e pode conferir um vídeo bem interessante, produzido pelo canal Fórmula Turbo, que mostra mais detalhes sobre esse motor inovador
UAVs: Maior duração de voo e eficiência energética
Em aplicações UAVs, o XTS-210 oferece até 60% mais duração de voo, opera silenciosamente no modo elétrico e funciona com combustíveis de jato, como JP-8. A capacidade de transição suave entre o modo de cruzeiro elétrico de “silêncio” para o poder do motor com reinício em pleno voo e praticamente zero vibração destaca a excelência deste motor.
O gerador LPI de 10 kW, incorporando o XTS-210 X-Engine, é uma inovação impressionante. Peso 75% menor e ocupando apenas ~9 pés cúbicos de espaço, supera significativamente os geradores existentes. Sua eficiência no uso de combustível, até 8% menor, e sua densidade de potência tornam-no uma escolha poderosa.
Liquid Piston moldando o futuro da mobilidade
Enquanto a Liquid Piston continua a impulsionar a inovação na engenharia automotiva e aeronáutica, sua incursão na aviação com a Força Aérea dos EUA destaca não apenas a adaptabilidade do X-Engine mas também seu papel potencial na revolução da mobilidade urbana. À medida que nos dirigimos a um futuro onde veículos elétricos e híbridos moldarão os céus das cidades, a Liquid Piston está firmemente no comando do motor rotativo, liderando a revolução além dos horizontes tradicionais.
AGRONEWS® é informação para quem produz