Ação busca conscientizar sociedade sobre a importância de não se aproximar de aves e mamíferos marinhos com sintomas de gripe aviária
A secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), lança campanha publicitária em rede nacional para esclarecer e conscientizar a sociedade em relação ao combate à gripe aviária.
As peças informam a população sobre o trabalho de monitoramento do Governo Federal e alertam especialmente aqueles que frequentam regiões litorâneas a evitarem o contato direto com aves silvestres e mamíferos marinhos doentes ou mortos. A veiculação da campanha começou no dia 10/02 e tem duração prevista de dois meses.
A ação de comunicação conta com a apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Ministério do Turismo (MTur), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A campanha enfatiza ainda o trabalho conjunto que vem sendo realizado para a proteção do país da gripe aviária, com destaque aos papéis desempenhados pelo Serviço Veterinário Oficial e pelos agentes do Ibama e do ICMBio, que atuam para a promoção da saúde animal e para a proteção da biodiversidade brasileira.
A assinatura “Cuidar é da nossa natureza” convida a população a se engajar e aderir às medidas preventivas, contribuindo para a identificação precoce de focos e a prevenção da circulação do vírus da gripe aviária entre diferentes espécies de aves.
A campanha conta com dois comerciais: o principal tem duração de 30 segundos e traz a mensagem geral sobre os cuidados profiláticos. Uma outra versão, também de 30 segundos, é endereçada aos turistas que estão veraneando no litoral.
Nas redes sociais, também será lançado um filme destinado aos veterinários e às autoridades sanitárias, além de outros conteúdos informativos sobre a gripe aviária à população em geral.
O plano de mídia dessa ação inclui ainda veiculação de peças também em DOOH, OOH, mídia digital, spots de rádio e anúncios em revistas e jornais.
Veja também: Dong Tao Chickens: A “Galinha Dragão” do Vietnã
As galinhas Dong Tao, também conhecidas como “Galinha Dragão”, são verdadeiras lendas entre os amantes da culinária exótica. Originárias de uma pequena vila nos arredores de Hanói, no Vietnã, essas aves de pernas grossas e robustas podem alcançar preços estratosféricos, superando facilmente os U$ 2 mil dólares por exemplar. Confira esta matéria especial!
Dong Tao Chickens, uma raridade milenar
Embora a origem exata da raça permaneça envolta em mistério, as galinhas Dong Tao existem há séculos. Acredita-se que, em tempos remotos, eram criadas para lutas de galos, graças às suas pernas fortes e musculosas. Hoje, no entanto, essas aves desempenham um papel muito mais nobre: são criadas como uma espécie de obra de arte culinária, apreciadas por sua carne única e saborosa. Clique aqui para ver na íntegra.
AGRONEWS® é informação para quem produz