Município pode ser o líder ao colher 1,3 milhão de toneladas do cereal. No Circuito Aprosoja, agricultores prováveis “campeões” na produção de milho da região Sul de MT lotam evento
Os agricultores do município de Primavera do Leste compareceram em peso ao Circuito Aprosoja, realizado no Sindicato Rural da cidade. Mais de 250 pessoas presenciaram, nesta quinta-feira (23.05), a palestra do biólogo e apresentador, Richard Rasmussen, com o tema “Agro a Verdade” e também conheceram mais sobre as ações e projetos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
Circuito Aprosoja
Na palestra, Richard mostrou como pretende levar a sustentabilidade dos produtores ao mundo. Em Primavera, além de serem sustentáveis, os agricultores também produzem alta quantidade de milho. Na safra atual (23/24), o município pode colher mais de 1,3 milhão de toneladas do cereal, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Segundo a estimativa, o município pode ser campeão na produção de milho da região Sul de Mato Grosso, colhendo quase 500 mil toneladas a mais do que a provável segunda colocada, Paranatinga. A vice-campeã pode colher 865 mil toneladas do cereal, conforme o Imea.
Apesar do alto número na colheita, os produtores devem colher menos o cereal do que na safra passada (22/23). No período, os agricultores colheram 1,5 milhão de toneladas. Delegado do Núcleo da Aprosoja-MT em Primavera do Leste, Fábio Busanello, fez uma análise da quebra na colheita do milho.
“A expectativa dos produtores ainda é alta. Alguns agricultores, eu acho que podem produzir mais dependendo das áreas. O ano está muito atípico desde a safra da soja, com chuvas esparsas”, disse.
Além disto, Primavera também pode ter reduzido sua área semeada de milho. Na última safra, os agricultores plantaram o cereal em 236,7 mil hectares, já no período atual o número pode ter caído para 214,8 mil hectares.
No cenário estadual, os números também devem sofrer queda, passando de 7,4 milhões de hectares da última safra, para 6,9 milhões de hectares no período atual.
O Circuito Aprosoja encerra seu percurso na região Sul nesta sexta-feira (24.05), em Campo Verde, às 18h30, na sede do Sindicato Rural do município.
Por: Daniel Guimarães | Aprosoja-MT
AGRONEWS® é informação para quem produz