Assista o Boletim CLIMATEMPO 05 de agosto e confira a previsão do tempo no Brasil para amanhã.
Esta quarta-feira (5) ainda será quente e seca na maior parte do Brasil devido à atuação de um grande sistema de alta pressão atmosférica, que está impedindo a formação de nuvens carregadas. Com os baixos índices de umidade relativa do ar e o excesso de calor, o risco de queimadas permanece muito elevado, principalmente em áreas do interior do país.
Confira abaixo a previsão do tempo por Região.
Sul
A quarta-feira ainda começa com baixas temperaturas em várias áreas do Sul do Brasil, mas a tendência é de que elas entrem em elevação no decorrer do dia. Na região de Porto Alegre, o amanhecer será com bastante névoa e nevoeiro, mas que se dissipam ainda pela manhã. O sol aparece forte e predomina nos três estados, que não têm previsão de chuva.
Em áreas do oeste gaúcho e catarinense e em todo o interior do Paraná, os níveis de umidade relativa do ar vão entrar em queda ao longo da tarde e podem ficar abaixo dos 30%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os índices de umidade ideais para a saúde humana devem estar acima dos 60%.
Sudeste
Com a ausência de nebulosidade durante as madrugadas e manhãs, o amanhecer ainda será frio em várias áreas do Sudeste, principalmente sobre os estados de São Paulo e de Minas Gerais. Aos poucos, as temperaturas sobem por toda a Região, e a sensação inclusive poderá ser de calor em várias áreas!
Devido à circulação dos ventos, o sol ainda aparece entre muitas nuvens no litoral do Espírito Santo e em parte do Vale do Jequitinhonha. Há possibilidade de chuva passageira, mas sem risco de temporais, na região de Vitória, São Mateus e em Almenara. Nas demais áreas do Sudeste, o tempo permanece firme.
Os índices de umidade relativa do ar entram em situação de alerta, com índices abaixo dos 20%, em parte do Triângulo Mineiro e entre o norte e oeste paulista, como nas regiões de Ribeirão Preto e Presidente Prudente. Nas demais áreas do interior de Minas e de São Paulo, os níveis de umidade ficam inferiores a 30%.
Centro-Oeste
O tempo quente e extremamente seco ainda predomina sobre o Centro-Oeste nesta quarta. Por isso, o sol ainda aparece forte e entre pouca nebulosidade nos três estados da Região e no Distrito Federal. Não chove.
A situação continua preocupante com relação às queimadas. Praticamente toda a Região deve índices de umidade relativa do ar abaixo dos 20% nas horas mais quentes do dia, o que aumenta muito o risco de incêndios florestais. Além disso, o ar muito seco é altamente prejudicial à saúde, principalmente para aqueles que sofrem com doenças respiratórias.
Nordeste
Como é normal para esta época do ano, o tempo permanece firme em praticamente todo o interior do Nordeste, enquanto a chuva se concentra nas áreas de costa da Região. Nesta quarta-feira, com a circulação de ventos, o céu ainda fica nublado e chove a qualquer momento em todo o litoral da Bahia, em Sergipe e no interior de Alagoas. Nesses locais, ocorrem algumas rajadas de vento moderadas ao longo do dia. O sol aparece entre nuvens e pode chover rápido nas capitais Maceió, Recife, João Pessoa e Natal.
Em áreas do interior da Bahia e de Pernambuco, como a região de Petrolina, Juazeiro e Bom Jesus da Lapa, o céu fica bastante encoberto, mas não há previsão de chuva – no entanto, o excesso de nuvens ajuda a aliviar a secura do ar momentaneamente nesses locais. As demais áreas do interior nordestino permanecem com baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia.
Norte
A quarta-feira será mais um dia quente e seco na maioria das áreas do Norte do Brasil. No entanto, algumas áreas de instabilidade ainda se formam e provocam chuva a qualquer momento em todo o estado de Roraima. No Amapá e no norte dos estados do Amazonas e do Pará, inclusive nas capitais Manaus e Belém, o dia começa com sol, mas ocorrem pancadas de chuva isoladas entre a tarde e a noite.
A umidade relativa do ar permanece baixa, o que favorece a ocorrência de queimadas, em parte do estado do Acre, no interior do Pará e no Tocantins.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz