Enquanto o mercado segue em busca de melhores condições de comercialização na base de produção, o mercado varejista ainda aguarda que a revitalização do consumo efetivamente se concretize.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
O único ponto positivo é o retorno de preços acima dos recebidos no mesmo período do ano passado, o que tem pouco significado diante dos valores expressivos pagos pelos produtores de ovos na aquisição das matérias-primas, milho e farelo de soja.
O significado disso é que enquanto o preço atual alcança evolução de 5,6% em relação ao mesmo dia do ano passado, o milho aponta evolução de quase 61% e o farelo de soja de 65,4%.
No acumulado do ano embora a diferença entre o ovo e os grãos não sejam tão destoantes quando a diária, a diferença vem crescendo: enquanto o ovo apresenta evolução de 26,7%, o milho alcança índice positivo de 36% e o farelo de soja de 36,3%.
E como analistas de mercado indicam que o mercado de grãos deve se manter em altos patamares de preços até o encerramento do ano, será preciso que os avicultores encontrem meios para sobreviver a esse disparate entre custo, comercialização e excedentes.
Por Ovosite
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz