No ano passado, enquanto em janeiro o avicultor conseguiu adquirir apenas uma saca de milho com a venda de uma caixa de ovos, nos 11 meses seguintes, a quantidade média atingiu 1,6 saca, em abril e agosto alcançando os maiores volumes, quase 1,8 saca.
Na abertura deste ano, o poder aquisitivo do avicultor foi quase tão baixo quanto o do ano passado. Na sequência, engatou 5 meses alcançando capacidade média de 1,6 saca de milho, a maior em abril, pouco acima de 1,7 saca.
Diferente do ano passado, a forte evolução no preço do milho e a queda no valor da caixa de ovos brancos vem impondo pesado ônus aos avicultores neste segundo semestre.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Em agosto e setembro os preços médios recebidos na comercialização de ambos os produtos permitem ao produtor de ovos adquirir não mais que 1,1 saca de milho, significando queda superior a 30% em relação ao mesmo período do ano passado.
E o preço médio recebido no encerramento da primeira quinzena aponta que a capacidade do avicultor continua retrocedendo e se aproximando da alcançada em janeiro do ano passado, ou seja, sendo possível adquirir apenas uma saca de milho com a comercialização de uma caixa de ovos.
Fonte: OvoSite
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz