O Guinness World Records confirmou nesta semana que o animal da raça Girolando superou marca de 39 anos.
A vaca da raça Girolando Marília FIV Teatro de Naylo derrubou um recorde mundial da pecuária leiteira que já durava 39 anos. Nesta semana o Guinness World Records anunciou a fêmea bovina brasileira como a maior produtora de leite em um único dia. Com esse feito, Marília FIV Teatro de Naylo bateu a vaca cubana Ubre Blanca, que em junho de 1981 produziu em um só dia 110,9 quilos/leite em regime de três ordenhas.
Marília produziu 127,570 kg/leite em três ordenhas, no dia 3 de agosto de 2019, durante o 34° Torneio Leiteiro de Areias (SP), que foi homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. “Foi o primeiro torneio em que ela participou e já saiu com essa grande conquista”, destacou Gustavo Souza, um dos proprietários da recordista.
Ela nasceu em 16 de março de 2014, no criatório Girolando NS, localizado nos municípios de Bananal e Areias/SP, que pertence aos pecuaristas André Souza e Gustavo Souza. Filha do touro Teatro da Silvânia e da matriz Apelucio Eduarda Glaucia Lord Lily, Marília é uma vaca CCG 1/2 HOL +1/2GIR e é registrada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. “Ela é muito boa na parte reprodutiva. Já teve 8 bezerras e 1 macho CCG 3/4. Marília sempre produziu muito bem na FIV. No último trabalho implantamos 16 embriões dela, fruto de uma mesma coleta”, explicou Gustavo Souza.
No ano passado, no Leilão 70 anos Genética NS, ocorrido em setembro, Marília FIV Teatro de Naylo teve 50% de sua cota comercializada para a Fazenda São Luís, dos criadores Paulo Afonso e Hugo Arantes, de Volta Redonda/RJ.
Veja algumas fotos da campeã mundial (créditos Raízes Rurais)
Saiba mais sobre o setor leiteiro, acesse nossa editoria especial sobre a pecuária de leite no Brasil.
Por AGRONEWS BRASIL, com informações do Jornal de Uberaba