Solenidade serviu para fazer balanço do ano e projetar ações de 2025.
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou o encontro de gestores da pasta, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Parque Tecnológico. O evento é o primeiro do gênero e serviu para avaliação do ano de 2024 e projetação de ações para 2025.
O encontro foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e contou com convidados do Conselho Estadual de Educação (CEE), Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), entre outros.
O secretário da Seciteci, Allan Kardec, afirmou que o evento foi importante para aproximar ainda mais os órgãos e entidades que coordenam a política estadual de ciência, tecnologia e inovação.
“Estamos felizes porque estamos discutindo o que foi feito em todas as nossas áreas e planejando o que poderá ser feito num momento em que nos consolidamos como área estratégica no governo e especialmente na sociedade”.
Allan Kardec – Secretário da SECITECI/MT
Além das autarquias, gestores da Seciteci também apresentaram um balanço de ações e projetos. O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Brescanscim, afirmou que a perspectiva para 2025 é que Mato Grosso tenha 7.140 alunos matriculados e 17 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) em pleno funcionamento. “São muitas ações que se tornaram possíveis graças ao empenho do secretário Allan, apoio do Governo de Mato Grosso e dos nossos servidores”.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Rodrigo Zanin, apresentou um balanço do setor, como realização do prêmio Inova Mato Grosso, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com 2.364 participantes e Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia (MECTI) com 134 trabalhos inscritos. “Tivemos também o HACKA MT, que é uma maratona tecnológica, a doação de 572 computadores e coleta de 168 toneladas de lixo eletrônico, 21.176 atendimentos através do MT Ciências. É a Seciteci realizando seu trabalho com um impacto social e ambiental”.
O secretário adjunto de Administração Sistêmica, Anderson Rodrigo Silva, apresentou dados sobre a gestão da Seciteci, como investimentos na ordem de R$ 37,9 milhões ao longo do ano, sendo R$ 34,1 milhões apenas em obras.
A reitora da Unemat, Vera Marquêa, apresentou dados da instituição, como atendimento de 93% das etnias do Estado. Falou das políticas de acesso ao ensino superior estadual, os diferentes cursos, pós-graduação, ações de assistência estudantil, entre outros. “Hoje, não podemos nos preocupar apenas em garantir vagas para alunos, mas criar condições para que permaneça e conclua seus estudos”.
O presidente da Fapemat, Marcos de Sá, apresentou dados sobre investimentos em bolsas de estudo, popularização da ciência, pesquisa científica e inovação tecnológica.
Rogério Alexandre, representante do Parque Tecnológico, tratou de assuntos como as obras da sede da instituição que estão em fase final e serão importantes para estabelecimento de parcerias estratégicas no campo da inovação, prêmio Cidades Inovadoras, credenciamento e qualificação de ambientes de inovação, entre outros.
O governador Mauro Mendes enviou um vídeo para transmissão de mensagem aos mais de 250 participantes durante o evento.
“O Estado tem feito um trabalho bastante exitoso na área de ciência, tecnologia e inovação. Com o esforço de todos, vamos formar cada vez mais profissionais que o mercado exige”.
Mauro Mendes – Governador do Estado de Mato Grosso
Clique aqui e acompanhe mais notícias.
AGRONEWS é informação para quem produz