Além do Dia do Professor, comemoramos hoje(15), o Dia Internacional da Mulher Rural, uma data que celebra a importância e a contribuição das mulheres no fortalecimento da sociedade e do setor agro em todo o mundo. Leia a matéria até o final e confira esta homenagem especial.
Instituído pela ONU em 1995, no dia 15 de outubro se comemora o Dia Internacional da Mulher Rural. A data foi criada para elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher do campo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento. Lembrando que esta data foi retificada através da Resolução 62/136 da Assembleia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2007.
Dia Internacional da Mulher Rural e a luta contra as desigualdades
Existem ainda muitas desigualdades sociais relacionadas ao papel da mulher, seja no agronegócio, indústria, comércio, serviços e outras atividades que fazem com que estas mulheres sofram desigualdades sociais recorrentes.
Mas existem mulheres que quebram este paradigma e conseguem ser destaque em suas profissões, como é o caso da Engenheira Agrônoma Tereza Cristina, que atualmente ocupa o mais alto cargo na cadeia do agronegócio brasileiro, o de ministra da agricultura, pecuária e abastecimento.
Convidada especial de hoje, Tereza Cristina destacou a participação da mulher no campo em entrevista a Rádio Caçula FM de Mato Grosso do Sul e segundo a ministra, cada vez mais as mulheres assumem seu papel no agronegócio e hoje, juntas, administram mais de 30 milhões de hectares no país.
Ela também destacou o atual momento do país, pós pandemia, onde os números mostram que o agro continuou trabalhando abastecendo o país, mandando o excedente para o restante do mundo. Segundo ela, ainda é necessário se preocupar com emprego e com a economia.
O principal desafio para o agronegócio, no momento, tem sido a crise hídrica enfrentada pelo país. “Estamos ensinando o produtor a economizar água na hora do plantio, captar a água da chuva. Felizmente as chuvas chegaram agora, no momento do plantio para safra de verão, o que traz esperança para o produtor”.
Abaixo você pode conferir a entrevista completa.
Abaixo você vai conferir algumas matérias publicadas aqui no AGRONEWS® que mostram um pouco da força feminina frente ao agronegócio.
Mulheres ganham espaço no setor da soja e percebem a sustentabilidade como oportunidade
É evidente que há um predomínio do gênero masculino no setor da soja e no agronegócio. Entretanto, o número de mulheres atuando no sistema agroindustrial da soja tem crescido nas últimas décadas, assim como o seu protagonismo nas decisões.
Esse processo ocorre em meio a um contexto dinâmico, que envolve a sucessão familiar, a profissionalização do setor, as maiores exigências de consumidores, o aumento da competitividade e a necessidade de buscar inovações. Nesse sentido, as mulheres percebem a sustentabilidade como um desafio para a imagem do setor, ao mesmo tempo em que acreditam ser uma oportunidade para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.
Leia a matéria completa em: Mulheres ganham espaço no setor da soja e percebem a sustentabilidade como oportunidade – AGRONEWS®
Mulheres se destacam como investidoras no Brasil
B3 alcança o número de 1 milhão de CPFs do sexo feminino; fundo de investimento imobiliário TG Ativo Real (TGAR11) tem aumento de 267,2% entre suas cotistas.
De uns tempos para cá, mais pessoas estão investindo dinheiro: a Bolsa de Valores do Brasil (B3) divulgou esse mês que o número de investidores está próximo aos 4 milhões – uma quantidade seis vezes maior do que há quatro anos. Ainda que o público predominante seja masculino, representando 72,3% dos CPFs, esse ano a B3 alcançou o significativo número de 1 milhão de investidoras – para se ter uma ideia, em 2018 as mulheres totalizavam 179 mil. A B3 ainda mostrou que elas “estreiam” na bolsa com valores mais altos: em média, o primeiro investimento mensal feito por elas é de R$ 481, contra R$ 303 dos homens.
Leia a matéria completa em: Mulheres ganham espaço no setor da soja e percebem a sustentabilidade como oportunidade – AGRONEWS®
Em MT, mulheres ganham +espaço no campo e atuam como operadoras de máquinas agrícolas
Dados do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) apontam que 292 mulheres se capacitaram em 2020 e se tornaram aptas a operar máquinas agrícolas, por meio dos cursos realizados em parceria com os Sindicatos Rurais do estado. Dentre elas está a trabalhadora de Mirassol d’ Oeste, Erinelza dos Santos, 37, que também constará na estatística de 2021. Atualmente, ela é uma das participantes do treinamento em Operação de Colheitadeira de cana-de-açúcar, que ocorre neste mês de março.
Há dois anos, Erinelza atua na área e até agora já operou dois tratores: um Valtra BH 190 BT e um Valtra BH 194, ambos com peso médio de dez toneladas. No período da safra da cana-de-açúcar, outras cinco companheiras se juntam à Erinelza para operarem máquinas agrícolas na mesma propriedade. “Somos cuidadosas, geralmente nosso trator é mais limpo e recebemos elogios por sermos detalhistas”, afirma.
Leia a matéria completa em: Mulheres se destacam como investidoras no Brasil – AGRONEWS®
Conheça as “Cristinas” – as mulheres mais poderosas do Brasil, segundo top 20 da Forbes
Entre as top 20 da Revista Forbes, estão 03 mulheres que tem algo em comum, além do nome, elas fazem a diferença no cenário nacional. A Ministra da Agricultura, a Presidente do Tribunal Superior do Trabalho e a Cofundadora da Nubank, que nesta matéria iremos chamar carinhosamente de as “Cristinas” – as mulheres mais poderosas do Brasil, confira!
A revista Forbes Brasil divulgou na última quarta-feira (04) a lista das mulheres mais poderosas do Brasil em 2020. Entre as eleitas estão, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi e também Cristina Junqueira, cofundadora da Nubank. Além do nome, elas possuem habilidades e outras características em comum, que fazem destas mulheres as grandes lideranças brasileiras.
Leia a matéria completa em: Conheça as “Cristinas” – as mulheres mais poderosas do Brasil, segundo top 20 da Forbes – AGRONEWS®
E pra fechar esta matéria, fique com a sapiência do cantor Erasmo Carlos na composição “Mulher” revelada em 1981 neste videoclipe sensacional.
Dizem que a mulher é o sexo frágil
Mas que mentira absurda!
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas
Vejam como é forte a que eu conheço
Sua sapiência não tem preço
Satisfaz meu ego se fingindo submissa
Mas no fundo me enfeitiça… (pura verdade…kkkk)
Por: Vicente Delgado – AGRONEWS®