A Prefeitura de Cuiabá implanta coleta de alimentos produzidos na zona rural cuiabana para fomentar agricultura familiar. Produtores terão apoio de um caminhão para a entrega dos alimentos. A ação faz parte do programa “Agro da Gente”.
O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, visitou nesta quarta-feira (17), a comunidade de Mineira, localizada na região do Aguaçú, que faz parte da zona rural da capital Cuiabá, para oficializar a primeira entrega de alimentos da Associação de Agricultores Familiares ao programa Mesa Brasil do Sesc/Fecomércio que faz a distribuição de alimentos para as famílias carentes e instituições filantrópicas.
Durante o evento, o secretário aproveitou a oportunidade para informar aos produtores locais que a partir desta data eles podem contar também com o apoio da Prefeitura de Cuiabá para realizarem o transporte dos alimentos produzidos. A coleta será semanalmente, sempre as quartas-feiras. “Não adianta você só produzir com qualidade, se você ainda tem dificuldade no escoamento da sua produção, se tem dificuldade na comercialização. E é justamente neste sentido que a Prefeitura agora com seu caminhão, que trata do banco de alimentos, disponibiliza aqui para a região da Mineira, Marcolana, a logística necessária para que toda quarta-feira a produção colhida aqui possa ter o deslocamento assegurado.“, esclarece Vuolo.
Segundo o secretário, além da logística, do apoio técnico e infraestrutura de irrigação que será implantada em breve, a comunidade passa a fazer parte do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA da Prefeitura. Com isso, parte da produção já terá a sua comercialização garantida. “Isso também vai ser um instrumento a mais para garantir a comercialização direta. O que vai dar muito mais tranquilidade e condições para que o produtor possa fortalecer a sua economia aqui na zona rural“, finaliza.
A presidente da Associação de Agricultores Familiares de Mineira, Alessandra Carneiro, reconhece a iniciativa como uma grande ajuda às famílias e explica que com esta ação, muitos produtores que deixavam de produzir por não ter como transportar, agora retornarão à atividade. “Antes perdíamos muita mercadoria por não ter carro para transportar, mas agora nós ficamos muito gratos a Prefeitura, ao secretário Vuolo por tá nos ajudando.”, agradece Alessandra.
Parte da produção será destinada ao programa Mesa Brasil do Sesc/Fecomércio que faz a distribuição de alimentos para as famílias carentes e instituições filantrópicas. A assistente social responsável pelo Mesa Brasil em Cuiabá, Jussara Teixeira, que também participou do evento, agradeceu a iniciativa e considerou a parceria muito importante no combate a fome. “Nosso trabalho é de resgatar das empresas, dos supermercados, as avarias deles. E hoje com esta parceria, intensificou ainda mais as nossas doações porque os produtos vem direto do produtor, produto limpo, produto novo, produto sadio, e vai para as mesas de pessoas que precisam muito, que estão em situação de vulnerabilidade social, que estão desempregados, crianças e idosos. Então é muito importante esta doação proveniente desta parceria com a secretaria municipal e com todos os produtores daqui.“, agradece Jussara.
Com o nome bastante engajador, o “Agro da Gente” é uma inciativa da prefeitura de Cuiabá, executada pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sesc, Senar, Empaer, Sindicato Rural e Associação de Produtores. Esta ação visa proporcionar qualificação técnica na produção rural e garantir incentivo ao desenvolvimento agroindustrial da capital Cuiabá.
Para o Coordenador metropolitano da Empaer-MT, Nivaldo Ponciano, o papel realizado pela secretaria de agricultura do município é fundamental para conseguir reunir as entidades envolvidas no programa, para que juntas, possam usar esta força em prol do produtor rural. “A gente parabeniza a secretaria por este trabalho e acreditamos que a Empaer, juntamente com outros órgãos, vamos juntos apoiando o Agro da Gente, seja na parte técnica, seja na parte organizacional ou na parte de planejamento, poder em nosso objetivo final que é ajudar o agricultor familiar a prosperar. Com isso o consumidor, que é o o cidadão cuiabano, vai ter um produto de qualidade, sadio, que faz bem para a saúde e que vai alimentar a sua família.“, finaliza.
Assista abaixo a matéria produzida durante a visita a comunidade de Mineira, na região do Aguaçú.
Por Vicente Delgado – AGRONEWS® Informação para quem produz