O IBGE divulgou os dados do 3º trim/21 referentes à pesquisa trimestral de abate e produção de bovinos em nível nacional, confira um pouco mais a seguir:
Por Daniele Balieiro – AGRONEWS® – com informações do IMEA
No comparativo com o 2º trim/21, o volume de animais abatidos reduziu 1,85% no Brasil, mas aumentou 2,30% em Mato Grosso, enquanto a produção subiu 0,97% e 6,42%, respectivamente.
Com relação ao rendimento médio da carcaça de bovinos, houve um acréscimo de 2,94% no Brasil, e de 4,29% no estado mato-grossense. Isso porque, neste período da seca, a maior oferta foi de animais confinados, os quais apresentam maior ganho de peso ao serem ofertados para o frigorífico. Com isso, os indicadores ficaram na média de 18,15@ e 19,32@, na mesma ordem.
Já no comparativo anual do acumulado de janeiro a setembro de 2020 ante a 2021, o abate e produção reduziram 4,41% e 12,30% em MT, respectivamente, em reflexo da menor oferta de animais.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Mercado Financeiro
De volta ao vermelho: os frigoríficos diminuíram as compras devido à quantidade de carne estocada e, diante disso, a arroba foi pressionada em 1,49% no comparativo semanal.
Preços sob pressão: com a dificuldade no escoamento da carne no mercado interno, os preços foram pressionados e a vaca gorda ficou cotada a R$ 282,34/@.
Queda: a pressão na @ e a maior procura do bezerro de ano no mercado de reposição pressionaram a relação de troca boi-bezerro em 3,50% ante a semana passada.
AGRONEWS® – Informação para quem produz