Evento tem a intenção de unir esforços das instituições do Ecossistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso para promover debates e diversos eventos durante a tradicional Semana da Inovação.
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci), parceiros e apoiadores realizam a primeira Semana da Inovação de Mato Grosso. Previsto para ocorrer de 20 a 28 de agosto, o evento tem objetivo de colocar a agenda no centro das estratégias do Ecossistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Uniram forças para realizar o evento a Seciteci, o Parque Tecnológico Mato Grosso, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), o AgriHub, o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Rede de Inovação Mato Grosso (Inova MT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), o Centro Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (CITIS), a Comunidade Blockmeet e a Digoreste Startups.
De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação, da Seciteci, Lectícia Figueiredo, a ideia foi unir esforços das instituições do Ecossistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso para promover debates e diversos eventos durante a Semana da Inovação.
“Além de demonstrar que os processos inovadores e as tecnologias apresentam várias possibilidades para a superação dos desafios do setor produtivo, queremos contribuir com a diminuição das desigualdades socioeconômicas e acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico do Mato Grosso”, falou.
Lecticia explica que já existem três eventos oficiais confirmados para serem realizados durante a Semana da Inovação e que mais parceiros poderão entrar no projeto. “Estamos alinhando os formatos de cada evento, além de estarmos definindo as datas e horários, mas muitas novidades, outros eventos e novas parcerias deverão surgir”, disse.
Entre os eventos, terá o “FITS – Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade”, realizado desde 2018, e esta será a primeira edição voltada para o agronegócio. O evento será na modalidade híbrida, na Semana de Inovação de Mato Grosso. Será online e presencial, e a partir de maio, iniciará uma série de encontros virtuais, em formato de talks.
“É um espaço para conversarmos, o Brasil e o mundo, sobre ações e perspectivas do agronegócio, sua produtividade e competitividade, em consonância com a sustentabilidade ambiental, econômica e social, através da inovação e da tecnologia.”, ressalta a diretora de Relações Institucionais do Fórum, Alice Abreu
Além disso, o AgriHub realizará a segunda edição do “Summit AgriHub”, com o propósito de mostrar o desenvolvimento do ecossistema em torno da agricultura digital.
“Realizamos este evento bianualmente, por ser um tempo considerável para que possamos avaliar neste ciclo se as ações propostas foram executadas e quais os seus resultados, portanto acho importante trazermos este debate e projetarmos os próximos dois anos”, explicou Fábio Silva, que é líder Agtech, da equipe de Mapeamento e Inteligência de Mercado, do AgriHub.
Ainda dentro da Semana da Inovação, terá a 3ª edição do “Startup Day 4.0”, realizado pelo Sebrae Mato Grosso, com a apresentação de palestras e painéis para interessados em iniciar no mundo da inovação.
“Será um dia intenso de programação, em uma versão híbrida do evento, portanto parte presencial e parte virtual, com grandes nomes nacionais e regionais do ecossistema de startups. Os debates são voltados a empreendedores que buscam evoluir seu ‘mindset’ e sua empresa”, destacou Fernando Pscheidt, gestor da carteira de Startups e Games do Sebrae Mato Grosso.