Mercado Financeiro

Abate de frango aumentou 7% nos últimos 12 meses

arabia-saudita-frango-2-1-1

O volume de cabeças de frango criadas e abatidas nos 12 meses transcorridos entre março de 2019 e fevereiro de 2020 pode ter se aproximado dos 6,230 bilhões de cabeças, volume que representa aumento de 7% sobre idêntico período. Já no primeiro bimestre do corrente exercício o total abatido pode ter superado ligeiramente o bilhão de cabeças, resultado que corresponde a um aumento de pouco mais de 5% sobre o mesmo bimestre de 2019

Nessas projeções, o número de cabeças abatidas teve por base os levantamentos, realizados pela APINCO, de alojamento interno de pintos de corte. Em relação aos números mensais estimou-se viabilidade de 96% e abate aos 42 dias de idade. Na prática, porém, os volumes apontados – tanto os do primeiro bimestre de 2020 como os dos últimos 12 meses – devem ser ainda maiores, pois boa parte do setor opera, atualmente, com uma viabilidade que chega ou supera os 97%.

E qual é o significado desses abates em termos de produção de carne de frango? Para responder a essa questão, o AviSite tomou como referência o peso médio, ao abate, apontado pelo IBGE nos levantamentos efetuados em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal.

Siga-nos no facebook e instagram

Como se constata pela tabela abaixo, em 11 dos últimos 12 meses o frango abatido rendeu menos carne que em idêntico mês do ano anterior. Mas, na média de 12 meses, essa redução foi inferior a 2% (a ressalvar, neste caso, que no peso médio do período outubro/19 a fevereiro/20 foram adotados dados preliminares do IBGE. Portanto, referência a atualizar futuramente).

O resultado final, então, é um potencial de produção da ordem de 14,5 milhões de toneladas de carne de frango, volume que, pelos parâmetros adotados, significa aumento de pouco mais de 5% no período de março/19 a fevereiro/20. Já neste ano a expansão se encontra em 4%.

Anote-se que essas projeções abrangem apenas a produção de carne de frango originada de pintos de corte, ou seja, não incluem o produto proveniente do abate de reprodutoras e poedeiras e que, no processamento ou na comercialização, se transforma em carne de frango.

Tabela Divulgação Avisite

AGRONEWS BRASIL – INFORMAÇÃO PARA QUEM PRODUZ

Leia também: https://agronewsbrasil.com.br/piracema-termina-e-novas-regras-para-a-pesca-passam-a-vigorar-nos-rios-de-mato-grosso-do-sul/

Fonte: Avisite

Artigos relacionados
GeralNotícias

Influenza Aviária: nos EUA, surtos diminuem no mês de maio de 2022

Mercado Financeiro

Carne de frango: receita cambial segue com recordes

Mercado Financeiro

Ovos: evolução de preços alcança 5,3% no decorrer de maio de 2022

Diárias de Mercado

Frango: preços da carne recuam em todas as regiões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.