Acontece neste sábado (11.06) a 11ª Festa da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Aricazinho (Aspra), comunidade tradicional do município de Cuiabá que possui mais de 150 anos. O evento deve atrair em torno de 1.500 pessoas entre moradores de comunidades vizinhas e antigos moradores que aproveitam para visitar familiares e amigos.
De acordo com o presidente da Aspra, Dorival Rigotti, a 4ª Cavalgada da Aspra abre a programação do evento às 9h, com a participação de adultos e crianças devidamente acompanhadas. A cavalgada, cuja largada será no campo de areia, tem a organização da comitiva “Só chama nós vai”.
Às 12h30 será servido um saboroso almoço com boi no rolete seguido de homenagens às 13h30. E à partir das 14h, a animação fica por conta dos shows sertanejos.
A festa segue com reza cantada às 19h30 e show cultural às 21h. Exatamente à zero hora, sorteio da rifa: 01 potro, 01 bezerro, duas bicicletas e uma furadeira elétrica. Depois do resultado da rifa, o tão esperado bailão. E também o sorteio de prêmios para os participantes que participarem da cavalgada.
“Várias bandas, cantores e comitivas foram convidados para abrilhantar a 11ª Festa da Aspra no Aricazinho”, acrescenta Clementino, destacando a quarta cavalgada, a reza cantada e apresentações de grupos de siriri e cururu locais.
Comunidade tradicional
Nascido em Aricazinho, Clementino Epifânio de Santana explicou ao Agro News que a festa já acontece há muitos anos, mas que com esta organização vem sendo realizada há 11 anos. “Idealizamos este evento pela necessidade de arrecadar fundos, divulgar a comunidade e agregar as comunidades vizinhas”, conta.
Segundo Clementino, Aricazinho, que fica a 10 km do Pedra 90, é uma comunidade tradicional, cujos moradores praticam a agricultura de subsistência com destaque para a produção de leite, rapadura, frutas, hortaliças, mandioca, cana e criação de frangos.
Encerrando o seu segundo mandato, Dorival Rigotti aponta com o grandes desafio da Aspra a luta para fazer com que a comunidade tenha implantados projetos como da bacia leiteira e rapadura.
E Clementino completa: também estamos lutando para melhorias das estradas, mais suplementos e facilidades de financiamentos.
Sandra Carvalho – Agro News