NotíciasInfomercados BR

Agora são os EUA cismando com a carne BR. Se a moda chinesa pegar, haja emoção

Os americanos, entalados com a competitividade da carne brasileira, agora pedem barreiras sanitárias. É bom o Brasil ficar de olho

Por Giovanni Lorenzon – AGRONEWS®

Emoção pouca é bobagem para o setor pecuário de corte neste final de ano. Agora as principais entidades dos criadores dos Estados Unidos pedem barreiras contra a carne bovina brasileira. E já contam com apoio de um senador.

Pode até não dar em nada, mas é a China fazendo discípulos?

Parece que sim. Os chineses não levantaram ainda o embargo contra o produto brasileiro, desde o comecinho de dezembro, após os episódios da vaca louca.

Os americanos, por sua vez, há dois dias estão pedindo barreiras, alegando que o Brasil é descuidado, demora para informar casos sanitários e, assim, estaria colocando em risco a saúde dos americanos.

E se a moda pega e começa a se espalhar para outros destinos?

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Em tempo: a vaca louca detectada aqui foi atípica, sem risco absolutamente nenhum de contágio humano.

O que eles querem é tirar o produto brasileiro das mesas dos americanos, temendo a competividade.

As exportações do Brasil explodiram quase 100% no acumulado de janeiro a outubro, sobre os mesmos meses de 2020, para quase 100 mil toneladas, e já representam 10% de toda a importação de carne bovina dos EUA.

O rebanho americano não cresce, os custos são altos – porque todo ele é alimentado no cocho -, e o consumo dispara, nessa fase quase pós-pandemia.

Só que o que os gringos não querem enxergar são as exportações dos frigoríficos. Em alta também, inclusive para a China, de modo que se não houve importações de carne, o balanço de abastecimento X consumo não fecha.

A principal economia de mercado do mundo são importadores líquidos de carne bovina. Como de uma série de outros produtos. Eles ganham nas exportações e ganham em importações mais baratas. Ponto.

Mas sempre resolvem apontar o dedo para o Brasil.

Em 2017, na Operação Carne Fraca, o lobby local fez o governo proibir as importações de carne in natura do Brasil, que tinha sido liberada poucos meses antes. Até fevereiro de 2020, quando Donald Trump voltou a liberá-la, só carne processada entrava lá.

Desde então, a carne in natura cresce naquele mercado, que paga bem, exige produto de valor agregado, e está representando ganhos para os principais players brasileiros, como Marfrig, JBS e Minerva, que deitam e rolam com exportações para lá.

Os dois primeiros, inclusive, são dominantes no mercado local também com suas subsidiárias. E já enfrentaram muitas barreiras e disputas com os frigoríficos americanos.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

É sempre a mesma história. Querem tirar o Brasil da mesa.

Mas a gente não pode se enganar: o Brasil fez por merecer. Por muitos anos a nossa defesa sanitária pedalou, fez vistas grossas, e o País ficou com má fama.

Agora, qualquer coisa é motivo para os concorrentes usarem de fachada.

A China está tirando a carne brasileira, momentaneamente, para controlar os preços e a inflação. Os americanos simplesmente por temor da competição.

Menos mal que o boi voltou a subir, e bem, mesmo sem os chineses na ponta compradora.

Mas, caldo de galinha não faz mal a ninguém: é bom o Brasil tomar cuidado com esse movimento nos EUA.

Afinal, Joe Biden e Jair Bolsonaro não se bicam.

E sejam democratas (como Biden) ou republicanos que estejam na Casa Branca, todos fazem muito bem uma coisa que o Brasil não aprendeu, que é defender seus interesses.

AGRONEWS® – Informação para quem produz

68 Comentários

    1. Não é bem assim amigo, as exportações trazem dinheiro externo para o nosso mercado, seja lá quais produtos, isto movimenta a economia gerando empregos e renda, com uma balança comercial positiva o brasileiro pode comprar mais e viver melhor, em caso contrário há o desemprego, mesmo com a carne barata ele não terá dinheiro para comprar, economia é muito mais complexo do que você imagina

      1. Ok Alexandre, a economia é complexa, porém o jeito que exportam para ganhar em dólar tbm não é o certo, até pq não dão conta da demanda Brasileira, mas é tudo questão de lucro neh, fds se o povo paga no minimo 32 reais pelo quilo da carne.

      2. De onde vc tirou essa ideia ?
        Vivemos em um país onde o crime organizando tomou conta dos 3 poderes. Há mais de ano que a carne está esse absurdo de cara,e onde está esse emprego que ganha mais, que gera melhores renda,onde o povo possa comer melhor ? Seu comentário é uma fábula,a pecuária emprega meia dúzia,quem se deu bem nessa exportação foram só os pecuaristas.
        Vergonhoso essa política, benefícios para uns, fome para
        outros !

      3. Amigo, o Brasil isenta ao máximo agropecuáristas e o agronegócio ao máximo na exportação para ter este “superavit” ridículo da balança como sempre com comodities, esse incentivo de impostos não é benefico para a população. Era para ser revertido esse benefício primeiro para o povo que dá esses benefícios para eles, mas não, o foco é o tal superavit e a mesa dos gringos que compram em dólar e fica baratinho por lá
        Tomara que venham barreiras aos montes, quem sabe vendo a carne estragar tomam vergonha e venda barato pro povo que lhes dá incentivo e merecia ter o retorno.
        Em tempo, o agronegócio concentrado nas áreas que possui muita água junto com a pecuária não paga este custo da água
        Que venham barreiras assim tomam vergonha e olhem para quem ajuda os pecuárias e agro a ficarem ricos em detrimento de um povo sofrido
        E estes políticos que vejam o superavit de comodities e não outros produtos pq não investem em educação, ir para o ralo

      4. Eu fico bem feliz com essa venda da carne pro exterior, e eu pagando 40,00 o kilo da carne de segunda. Quero mais é que não comprem mais carne, assim aprendem a não aumentar tanto os preços do aqui.

      5. Economia, economia ,economia para quem? O brasileiro nem mesmo consegue comprar 1 kg de carne de terceira. Se a globalização não fosse o caralho para encher de dinheiro os bolsos dos mais ricos; conseguiríamos sobreviver muito bem sem esse sistema pois, o Brasil é um país totalmente sustentável, só os imbecis, idiotas, ignorantes, cretinos não vêem.

      6. Concerteza, proveia a carne texana no Chile de primeira qualidade e preço razoável mesmo vindo dos EUA até o Chile e nos que produzimos o mundo paga mais barato nossa carne de primeira e nos ficamos com o resto praticamente e caríssimo.. americano esta pagando de perto dos 9 a 11 dólares o kg da picanha onde a australiana que é mais cara pra eles pode custar mais e nos na grande maioria picanha nem pensar… vergonha há produz e esporte pra meia dúzia fica rico e o povo passa vontade e subnutrição… fodasse as exportações que se reduza que aí aqui o povo vai consumir… os poderosos podem estimular e pressionar o governo a ajudar a aumentar o poder aquisitivo do povo assim os agrosafados vão ganhar também, estamos quenen na época do café o país acha que está bem estacionado em exportar e danesse o povo logo algum país poderoso com inteligência acaba com a festa

        1. Excelente o adjetivo “agro-safados”, vou utilízar de agórá em diante, é o que são: eles e seus políticos que os defendem.

      7. Pra quem? O brasileiro precisa aprender que assim como nós EUA a maior parte da população tendo poder de compra é melhor!!! O povo não não alcança a carne de qualidade, exportam até não poder mais e ficamos com restos, manga carreguei pro Chile impecável, vou no mercado qualidade inferior, carne o argentino come picanha hoje mais barato que o nosso frango e ainda foi mais barato lá, o chileno carne, brasileira, paraguaia, brasileira e americana de primeira, lá é caro mas eles tem poder de compra ao menos em Santiago.. nós ficamos com carnes duras perto do que é exportado.. além do cuidado com o transporte nacional é ridículo muitas vezes, a carne a vacuo fribosta que você vê no atacado com bastante sangue e até engordurado exportação não pode.. entre muitos outros detalhes, então além de produzirmos, pagamos para exportar o melhor ainda ganhamos em reais e não há controle algum… emprego se gera com oportunidade interna não com o agro faturando fortunas mas sim com distribuição não monopólio… quantas pessoas vendem suas terras onde poderiam produzir também mas não tem estímulo assim o grande compra e fica gigante.. jbs um exemplo, gera emprego mas com esse gigante monopólio quanto dinheiro vai pro exterior e se houvesse ainda aqueles todos frigoríficos que ela comprou concorrendo estaríamos com mais competitividade e investimento internos e mais empregos….!!!

      8. E os beneficiados são pecuaristas, produtor de soja e milho, todos de grandes escalas, que por sinal você consegue contar nos dedos, e o povo que passa fome, é preciso trazer um matemático do FGV, que pode até perder nas contas, e o mais trágico ainda, o produto que exportamos para fora, é mais barato do que aqui na mesa deles.

      9. Castigo vem a cavalo! Ou em bife a cavalo. Agora seria hora de BOICOTAR o consumo no Brasil também! Que tal?Que papo furado! Ninguém falou pra não negociar lá fora, mas tem que abastecer o país com preço do país!

      10. Sim a economia é complexa, mas esse dinheiro que você fala só vai pro bolso de alguns, e infelizmente aqui ele não gera nenhum emprego, a nossa balança comercial “da classe c,d,e,é negativa, não existe igualdade nem no valor pra fora preço baixo , aqui dentro preço alto, até hoje isso não entra na minha cabeça, e se volta pra cá com nova embalagem custa 3vezes mais

    2. Eu estou torcendo para que todos os países proibiram a carne brasileira, só assim o preço da carne cairá e o povo mais carente conseguirá comer carne.

      1. Traz dinheiro para os grandes, pq os pobres tão na miséria…
        Bem feito, tomara que ninguém compre mais mesmo, pq ao invés de cuidar em alimentar seu próprio povo primeiro, querem dinheiro, agora não tem pra quem vender, ficam chorando 😭😭😭😭

    3. Bem isso, os agropecuários em sua ganância exportaram muito e deixaram o povo na mingua. Deveria ter um auto controle na exportação, devendo ser exportado em média 50% ou 60% e o restante para o comércio interno. Difícil o brasileiro fazer seu churrasco, ter a carne na mesa. Preço exorbitante.

    4. Concerteza, proveia a carne texana no Chile de primeira qualidade e preço razoável mesmo vindo dos EUA até o Chile e nos que produzimos o mundo paga mais barato nossa carne de primeira e nos ficamos com o resto praticamente e caríssimo.. americano esta pagando de perto dos 9 a 11 dólares o kg da picanha onde a australiana que é mais cara pra eles pode custar mais e nos na grande maioria picanha nem pensar… vergonha há produz e esporte pra meia dúzia fica rico e o povo passa vontade e subnutrição… fodasse as exportações que se reduza que aí aqui o povo vai consumir… os poderosos podem estimular e pressionar o governo a ajudar a aumentar o poder aquisitivo do povo assim os agrosafados vão ganhar também, estamos quenen na época do café o país acha que está bem estacionado em exportar e danesse o povo logo algum país poderoso com inteligência acaba com a festa

    5. É importante lembrar que o desgoverno bolsonaro criou problemas políticos com ambos os países, simplesmente as economias mais fortes do mundo e agora estamos sendo retalhados!!!

    6. Amém… Pra quê venderem carnes mais baratas para os brasileiros se podem vender bem mais caro para os gringo né?
      Que venham mais Sanções internacionais, pois o meu salário não teve reajuste, mas a carne…

    1. Siimmm, não entendem, ok que geral economia e bla bla bla, mas não exportando a maior parte para lucrar em dólar. Mas eles pensam mais nos ganhos, e aumentam o preço para população BR, por não darem conta da demanda

  1. Deveríamos comprar ovos, verduras, legumes e frutas. Bem como carne de frango, peixe e porco para mostrar como funciona e não comprar carne bovina devido ao seu alto preço vendido no Brasil, pois agora baixam os preços e os idiotas daqui compram sem saber o que acontece no mercado financeiro atual.
    Medíocres.

    1. Concordo, mas o povo brasileiro não tem educação financeira, mesmo alto compram por isso continuam vendendo nestes preços
      Uma vergonha de benefício para esses seres da pecuária e do agro para eles encherem o bolso
      Mete imposto em tudo, inclusive na água que eles não pagam usando os rios da região norte pq se for cobrar imposto e a água não são tão mais competitivos

    1. Sim… to de acordo com vc André…
      Talvez se pensarem primeiro na mesa do brasileiro, valorizar e priorizar nosso povo, la fora eles nos olhem de outro modo…

  2. Por que infelizmente o Brasileiro paga a carne carra ,se somente pro Estados Unidos vão 10% de nossa carne imagina pro mundo ,mais é assim mesmo o Brasil alimenta o mundo e o brasileiro passa fome ,e nem me venham dizendo que sou socialista por que sou Capitalista, por ser o político melhor que nós temos o Bolsonaro irei votar nele de novo(não tô dizendo que concordo com tudo até por o Paulo Guedes é um excelente economista ,mais tbm excelente em não observa a situação do povo o que tem que ter um equilíbrio ,entre econômica e o poder de compra , senão ficaremos sempre assim vendendo pra quem paga mais)

    1. Como se diz”casa de pedreiro espeto de pau”. A ganância é demais, o povo brasileiro não merece isto. A mesa do trabalhador que era tão farta hj está na míngua.

    2. Exato! O povo não tem educação financeira é como sempre digo a minha esposa! A carne de 2 está mais de 30 reais e mesmo assim a fila do açougue é enorme cruza o supermercado

  3. O Brasil tem que aumentar o preço de seus produtos na exportação, vender menos la fora e com melhor preço. Com isso sobra carne no mercado interno e valoriza o produto a nível mundial.Tem que diminuir oferta urgente para exportação, se fizer isso o preço sobe la fora e China vem bater em nossa porta.

  4. Este Brasil é o celeiro do mundo porém a população é a mais escravizada da terra… Aqui tem muitos gananciosos que nadan no dinheiro ao suor do povo desprovido e esmagado…. Governo vive submisso a leis… Que país é esse que não tem dignidade de vida ao povo mais pobre… Esses dias até cruzei com uma vaca 🐮 louca ela disse que o que a deixou assim foi o viver aqui….. Disse a ela… Isto é normal.. Ainda bem que tem o sus.. internacionais

  5. Que cisme! Eu quero que China cisme, que EUA cisme, que Rússia cisme… Talvez assim o preço no Brasil abaixe e nos brasileiros voltemos a comer carne. E não me venha com esta história de que “vai entra dólar no Brasil”, porque no bolso do povo nada. Que o diga a Petrobras! Suja nosso subsolo para favorecer “a bolsa de NY”.

  6. China e EUA, esta forçando pra que desta força tenha uma oferta mais baixa de preço assim compra carne mais barata, e o preço interno vai fica mais caro, e o brasil quem paga e o brasileiro.

  7. Exato! O povo não tem educação financeira é como sempre digo a minha esposa! A carne de 2 está mais de 30 reais e mesmo assim a fila do açougue é enorme cruza o supermercado

    1. Engraçado e que se o presidente taxar o preço ele e um asno , bandido……..mas todo pobre brasileiro necessita disso. E difícil , precisamos mas se fizer , não pode; hipocrisia total.

  8. Eu quero saber qual produtor que exporta que não tá milionário! Pensar que vai dar desemprego, piada, o pessoal já usa o menor número de trabalhadores pra isso, agora vão ficar menos milionário, assim talvez sobra e eles abaixam uns 10 conto na arroba e se agente quiser!! Queria um presidente que deixasse exportar só uns 50%. Mas diz que não pode, pode e eu pagar 39 reais num kilos de carne e se eu quiser.

  9. Que se lasquem e que encalhe tudo nos frigoríficos e no pasto que que vá para todos os outros setores nao so do agro, mas da indústria e mineração tambem. O Brasil precisa falir, quebrar pra recomeçar, tem coisas que não tem condições de ser consertado. Infelizmente esse é o caso do nosso país. Uma nação governada pela corrupção, onde a população é quase toda forçada a viver em um regime quase de escravidão, onde se trabalha para pagar impostos que nunca retornam em benefícios, proporcionalmente.

  10. NÃO É “moda”. Ao exportar carne bovina o país tem 24 HORAS para reportar alguma irregularidade. O Brasil demorou OITO SEMANAS para avisar sobre os dois casos da doença da vaca louca. Portanto, é o Brasil que deu uma de “MALANDRO”. Brasileiros NÃO SABEM, NÃO CUMPREM, NÃO RESPEITAM etc etc acordos e contratos. Logo, é MAIS DO QUE MERECIDO a reação (embargos) de outros países. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  11. Ótima notícia esses criadores fdp além de ganharem rios de dinheiro vendendo o produto pra fora ,ainda arrancam o couro do povo com preços exorbitantes se aproveitando da situação! Tomara q parem de comprar que eu quero ver onde vão enfiar tanto gado !

  12. Isso e uma otima noticia … espero que ninguem mais compre carne brasileira por nao vi diferença na economia do pais so vi diferença no meu bolso que t9 pagando mais e comendo menos. Espero que todas exportações seja cancelada todos co tratos por quem lucra e so os donos não o pais e o brasil e um pais independente

  13. Que esses fazendeiro e frigorifico morram de fome ,agora quem vai segura as pontas samos nos que tava comendo carne de quinta pagando o preço da primeira

  14. SIMPLES ASSIM
    A CHINA COMUNISTA É MAIOR CLIENTE DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
    OS EUA CAPITALISTA É O MAIOR CONCORRENTE
    Então acabou a MAMATA de achar que vai xingar a CHINA de VÍRUS COMUNISTA CHINÊS igual o BOLSONARO e não ter consequências.

  15. Quem sabe agora os frigoríficos nacionais resolvem querer a nossa grana. Porque o que acontece agora é que estão dispensando o dinheiro do pobre brasileiro.
    Que se fodam . Até agora e até não sei quando, viraram as costas pro nosso mercado, vamos ver se enxergam o mercado nacional com bons olhos.

  16. Tomara que proíba de vez, não só a China e os EUA, assim como outros países também e os que se acham superiores aqui, nem vem com mimimi pra cima de mim não
    Pelo valor que a carne está, está sendo difícil para muitos brasileiros, e se pararem de exportar, ficaria muito mais para os brasileiros SIM, então teriam que por bem ou por mal, abaixar o valor para não perder, então, espero realmente que parem de exportar o tanto que exportam

  17. Deveriam boicotar a carne e a soja do Brasil até reflorestar tudo o que desmataram. O povo passando fome e o agro destruindo o que resta p q só visa exportação.

  18. Buaa buaa buaa

    Coitadinho dos grandes produtores de carne, vou nem dormir hoje com uma notícia dessas.

    …..

    HAHAHAHAHA COISA BOA, SE FOD*M AGORA SEUS M*RDAS!! HAHAHAHAHAHAHA

  19. Se isso fizer os preços da carne baixarem aqui no Brasil , eu quero é q tudo mundo feche as portas mesmo p carne brasileira.
    É igual ao combustível vendido o de melhor qualidade a preço de banana p fora e o ruim q sobre a preço de ouro aqui dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados