“Visão planta a planta para uma agricultura de decisão“, esta é a aposta da Solinftec – empresa líder global em inteligência artificial e robótica para o agronegócio
Agricultura de PRECISÃO todos nós já conhecemos e é um termo que vem sendo cada vez mais difundido e utilizado no agronegócio mundial. A ideia central no uso deste termo é utilizar tecnologias para tornar o processo produtivo mais eficiente, com menor custo e impacto ambiental. Mas você já conhece a Agricultura de DECISÃO? Fique tranquilo que nós vamos esclarecer este termo e como ele fará uma revolução agricultura como a conhecemos hoje. Confira!
Agricultura de DECISÃO
A Agricultura de Decisão é uma técnica que utiliza todas as informações de forma precisa, assim como no modelo anterior, só que em tempo real e utilizando inteligência artificial para auxiliar o produtor na tomada de decisões em relação à lavoura. Nesse sentido, a Solinftec, empresa brasileira líder global em soluções de inteligência artificial e práticas agrícolas sustentáveis, vem revolucionando o mercado com suas soluções em robótica, controle de pragas e tomada de decisão baseada em dados.
Durante a Agrishow deste ano, a Solinftec apresentou ao mercado algumas destas soluções integradas e fez um detalhamento para nós do Agronews, das inovações que farão a revolução no campo. Dentre as novidades podemos destacar o uso da plataforma Solix AG Robotics, onde o produtor pode ter acesso a uma grande quantidade de dados, gerados por meio de sensores e dispositivos, que permitem monitorar a lavoura 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essas informações são processadas pela inteligência artificial Alice AI, que fornece análises precisas e ajuda na tomada de decisões em tempo real.
Com a Agricultura de Decisão, o produtor pode ter um controle mais efetivo da lavoura, aumentando a produtividade e reduzindo custos.
O Líder de Operações Robóticas da Solinftec, Bruno Pavão, explica que as novas soluções apresentadas ao mercado são um divisor de águas para a empresa. “Para nós da Solinftec, a Agrishow 2023 é um marco importante, pois estamos lançando mais duas novas soluções inteligentes que estão embarcadas em nossa plataforma robótica. Desde nossa solução base até nossos programas mais recentes, tudo o que focamos e desenvolvemos no mercado está agora alinhado com uma inteligência extremamente capaz de eficientemente entregar respostas e resultados para a agricultura brasileira. Estamos trabalhando muito para melhorar a eficácia da tomada de decisão do produtor, oferecendo soluções focadas em atingir o manejo da lavoura de uma forma extremamente eficiente“, comenta Bruno.
Alguns equipamentos que já haviam sidos apresentados no ano passado como uma inovação, agora integrados com a inteligência artificial Alice, são os grandes diferenciais deste novo modelo de agricultura digital e decisão. Hunter, Sprayer, Scouting são os novos modelos que integram a linha. Destaque para o modelo Solix Hunter, robô de atuação noturna, que por meio de comprimentos de ondas de luz específicos atraem os insetos e os eliminam por eletrochoques.
“A inteligência artificial Alice agora é capaz de analisar milhões de informações e iniciar a tomada de decisões desde o início, com o controle individualizado de cada componente na plataforma, tornando a solução extremamente eficaz na entrega de respostas para o produtor. Além disso, apresentamos a plataforma Hunter, que tem como objetivo combater as pragas e quebrar o ciclo de forma direta e eficaz, com a precisão necessária para evitar desperdícios de insumos.“, completa.
Robôs autônomos e controle de pragas
Durante a Agrishow 2023, os visitantes puderam conhecer de perto a plataforma robótica Solix AG Robotics, que conta com a integração de novos modelos como o robô Solix Hunter. Trata-se de um robô autônomo de atuação noturna que utiliza comprimentos de ondas de luz específicos para atrair e eliminar pragas por meio de eletrochoques. Assista abaixo um vídeo demonstrativo desta plataforma atuando no campo. Aperte o play!
Com essa solução, a empresa proporciona uma nova forma de controle de pragas, que não depende do uso de defensivos agrícolas e permite o combate às pragas antes mesmo que cheguem à etapa de oviposição, sem oferecer risco aos polinizadores e insetos benéficos de comportamento diurno. O Solix Hunter é capaz de controlar pragas de maior interesse econômico do agronegócio, além de monitorar toda a área durante o dia.
Outro modelo que chega ao mercado é o Solix Sprayer, robô de pulverização capaz de realizar a aplicação precisa de herbicidas, permitindo o controle eficiente de plantas daninhas e evitando sua disseminação e competição por nutrientes com a cultura alvo. O Sprayer é alimentado por quatro painéis solares que controlam o seu sistema de acionamento e o sistema de pulverização, fornecendo relatórios sobre populações de culturas, identificação e densidades de plantas daninhas, identificação de insetos, entre outras camadas de mapas para análise de dados para o produtor 24 horas por dia, 7 dias por semana. É muita eficiência e tecnologia embarcada!
Veja abaixo um vídeo demonstrativo com todas as soluções integradas. Aperte o play!
Mercado aquecido
Em sua estratégia de inovar em escala, a Solinftec vem investindo fortemente em Pesquisa e Desenvolvimento, com 45% do seu faturamento sendo destinado a essa área. Como resultado, a empresa tem apresentado números impressionantes, com um crescimento médio de 50% ao ano desde 2016 e uma receita recorrente (ARR) próxima a R$ 300 milhões em 2022. Esses números foram apresentados em detalhes pelo COO – Chefe de Operações Brasil e América Latina – da Solinftec, Emerson Crepaldi. Ele acredita que o crescimento sustentável da empresa se deve ao contato direto com o produtor. “Estamos com a bota no campo, sempre entendendo as dores do produtor e tentando criar soluções que auxiliem na sua rotina diária“, explica Emerson.
“Nesses 16 anos de história da Solinftec, nós caminhamos para uma empresa que se posicionou no mercado como uma empresa de tecnologia e conseguimos atingir o ‘Breakeven’ já no primeiro ‘quarter’ deste ano, e hoje temos lucratividade em todas as suas operações. E estamos prontos para atender esse mercado crescente, trazendo soluções inovadoras e mais do que isso, soluções eficientes e sustentáveis“, finaliza o Chefe de Operações da Solinftec.
A produção agrícola global precisa crescer em 60% para atender à demanda por alimentos estimada para 2050. Para alcançar essa meta, é fundamental que haja um aumento significativo na produtividade e na eficiência da produção agrícola. E para a Solinftec, 2050 é agora e a agricultura só prospera com inovação. A empresa monitora atualmente 12 milhões de hectares em todo o mundo, destes, cerca de 4 milhões de hectares estão em produtores de soja, milho e algodão espalhados por pequenas, médias e grandes propriedades. Para além dos benefícios para os produtores, a Solinftec tem um forte compromisso com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente.
Sobre a Solinftec
A Solinftec é uma empresa brasileira, líder global em inteligência artificial e robótica para o agronegócio. Fundada na cidade de Araçatuba (SP), em 2007, por engenheiros de automação cubanos, a agtech conta com mais de 800 colaboradores globalmente, 330 somente na área de P&D, além de unidades nos Estados Unidos, Colômbia, Canadá e China. Entre as soluções tecnológicas disponibilizadas pela empresa estão a plataforma de inteligência artificial ALICE AI e o Solix Ag Robotics, primeira plataforma robótica
voltada para a produção de alimentos em larga escala no agronegócio.
Para saber mais acesse: https://www.solinftec.com/
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®