Agricultura e Meio Ambiente irão caminhar juntos, diz Fávaro

Teremos a maior produção agrícola sustentável do mundo!“, afirma ministro da Agricultura.

Um dos maiores desafios do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, também é a questão da preservação ambiental, uma das prioridades estabelecidas pelo presidente Lula e promessa de campanha. A meta agora é equilibrar a produção de alimentos com a proteção dos recursos naturais. Quando tomou posse, o novo ministro Carlos Fávaro prometeu que os Ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário devem trabalhariam juntos e sem conflitos.

Agricultura e Meio Ambiente irão caminhar juntos

As pessoas estão me perguntando como será o relacionamento com a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e com o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário. E eu digo para vocês, todos se surpreenderão, porque estamos todos do mesmo lado. Teremos a maior produção agrícola sustentável do mundo!“, afirma o ministro Carlos Fávaro.

Agricultura e Meio Ambiente irão caminhar juntos, diz Fávaro

Ao assumir o cargo de ministro da Agricultura e Pecuária nesta segunda-feira(02), Fávaro enfatizou que se hoje o Brasil é um dos maiores players mundiais na produção agropecuária é graças à inovação tecnológica desenvolvida nos últimos anos. O primeiro compromisso assumido por ele durante a cerimônia de posse foi o fortalecimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Temos que fazer com que ela continue sendo o orgulho de todos os brasileiros e ajude a preparar nossa agropecuária para o combate à fome e para a produção sustentável.”, completa.

Entre as políticas públicas que devem direcionar as novas estratégias do MAPA na construção de práticas sustentáveis, podemos esperar incentivos à autossuficiência de fertilizantes, recuperação de áreas de pastagens degradas, pagamento por ativo ambiental preservado, carbono net zero e outras diretivas em consonância com os demais ministérios.

Sobre o novo ministro

Carlos Henrique Baqueta Fávaro nasceu em Bela Vista do Paraíso, Paraná. É agropecuarista e atualmente ocupa o cargo de Senador da República. Antes de sua carreira política, trabalhou no setor agrícola e foi vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil e presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso. Também foi presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Lucas do Rio Verde. De 2015 a 2018, foi vice-governador de Mato Grosso e, em 2016, foi nomeado secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, cargo que ocupou até dezembro de 2017. Em 2020, assumiu o mandato de Senador da República, após vencer a eleição suplementar convocada pelo TRE-MT. Seu mandato tem duração até 31 de janeiro de 2027.

Por Vicente Delgado – AGRONEWS®

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *