Notícias

Agro da Gente conclui capacitação em manutenção de máquinas agrícolas em Cuiabá

Agro da gente: O curso de 40 horas foi ministrado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) e o Sindicato Rural

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, finalizou no último final de semana o curso de Manutenção de Tratores Agrícolas, na comunidade Barreiro, zona rural do Município. A ação faz parte do programa Agro da Gente, que integra o Pra Frente Cuiabá, uma inciativa da gestão Emanuel Pinheiro que visa o fortalecimento da economia e a geração de emprego e renda.

O curso de 40 horas foi ministrado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) e o Sindicato Rural. A primeira turma de 2022 contou com 13 alunos que aprenderam na prática as técnicas de manutenção das máquinas agrícolas, como troca de filtros, lubrificação e mecânica.

Os alunos aprenderam a realizar toda a manutenção do trator, trocando desde o óleo do motor, sistema de filtros em geração, toda lubrificação, testes elétricos, entre outros. Hoje temos 13 alunos, todos da zona rural de vários pontos de Cuiabá que vieram em busca de conhecimento e oportunidade de crescimento “, explicou Jonathan Rocha, instrutor do SENAR-MT.

O secretário de Agricultura Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, destaca que um dos principais objetivos dessa capacitação é reduzir os custos para o produtor de pequena propriedade.

Além capacitação, os proprietários de pequena propriedade também terão a redução dos custos operacionais, visto que a Prefeitura de Cuiabá cede os equipamentos para as cooperativas e ficam sobre responsabilidade das associações aos sítios e chácaras da comunidade. Com esse trabalho desenvolvido em parceria com o SENAR, dentro do programa Agro da Gente, o produtor de pequena propriedade não precisará mais contratar um operador ou o serviço de manutenção, e essa é uma das intenções, reduzir o custo operacional para dar o maior ganho ao produtor”, disse Vuolo.

Agro da Gente conclui capacitação em manutenção de máquinas agrícolas em Cuiabá
Agro da Gente conclui capacitação em manutenção de máquinas agrícolas em Cuiabá

Nós temos seis patrulhas mecânicas que estão sendo destinadas a várias regiões de Cuiabá. Estamos focando muito na questão da qualificação na zona rural e a nossa expectativa é oportunizar aos produtores de pequena propriedade o crescimento e a redução de custos “, acrescentou o secretário-adjunto, Gustavo Padilha.

O Sérgio Santos é proprietário do sítio Pôr do Sol, onde o curso foi ministrado. Ele que é produtor na região há 11 anos, afirma que a capacitação trouxe grandes expectativas. “Sempre tivemos a disposição para nos capacitarmos para que possamos conseguir reduzir os nossos custos trabalhando em nossas propriedades, porque geralmente a mão de obra é muito cara. Então, a minha expectativa com esse curto está muito grande”, pontuou.

AGRONEWS é informação para quem produz

Artigos relacionados
GeralNotícias

Distrito de Aguaçu em Cuiabá receberá Mutirão Rural no próximo mês

GeralNotícias

Diagnóstico da Agropecuária amplia desenvolvimento de atividades nas áreas rurais de Cuiabá-MT

GeralNotícias

"Agro da Gente" agora é Lei em Cuiabá-MT

GeralNotícias

Agro da Gente: Imea apresenta relatório preliminar do diagnóstico de agropecuária Cuiabá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.