Áreas de instabilidade associadas ao ar quente e úmido e a sistemas de baixa pressão atmosférica são reforçadas pelo rápido deslocamento de uma nova frente fria da costa do Sul para o Sudeste e ficam espalhadas por praticamente todo o País nesta quarta-feira
Chove a qualquer hora do dia em todo o leste da Região Sul, em SP, no RJ, no interior de MG, em MS, em GO, no DF, em MT, no TO, em RO, no AC e no sul do PA .
As chuvas que atingem o PR, chegam apenas no norte e no leste, porém o acumulado e baixo e não deve atrapalhar as atividades de campo nesta quarta-feira. Enquanto isso a colheita do trigo avançou bastante, chegou aos 86%, já o plantio da soja segundo o Deral, chegou aos 76%.
Já no sertão e no agreste do Nordeste a presença de uma grande massa de ar seco deixa o tempo ensolarado, com calor e queda de umidade à tarde. No MATOPIBA , as chuvas estão beneficiando a recuperação da umidade do solo, mesmo que ainda mal distribuídas. O desenvolvimento do El Niño por enquanto, não vem impactando de maneira drástica a região, que ainda deve receber chuva inclusive em dezembro, beneficiando principalmente o oeste da Bahia. Apenas ainda é necessário cautela pois esta chuva será irregular e em 2019 haverá risco para veranicos.
Em MT, a chuva volta para todo o estado ao longo do dia. Com atenção para as áreas ao centro leste e principalmente na divisa com GO, onde esta chuva pode ser mais volumosa e com risco para temporais. No demais, a chuva persiste ao longo de todo o mês de novembro, principalmente ao final da tarde.