Agroclima: Chuvas ganharam força no Rio Grande do Sul

A atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no extremo sul gaúcho gerou nuvens muito carregadas sobre a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Desse modo temos alerta para temporais no estado nessa quinta-feira.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registrou nessa última quarta volumes de chuva ultrapassando 200 mm para várias localidades do estado de RS, o que prejudicará a entrada de maquinário e os trabalhos em muitas lavouras nessa quinta-feira. Por outro lado, todo esse volume de chuva será ótimo para restabelecer os níveis de umidade do perfil do solo para as áreas produtoras.

No centro-oeste do Brasil, o sol e o calor predominam em toda a região, mas há condições para pancadas isoladas de chuva a partir da tarde por toda região. Apenas no norte do MT que as condições de chuva são maiores e chove a qualquer hora.

Nessa quinta-feira a chuva retorna para algumas localidades do MATOPIBA, a estimativa é de volumes que podem passar de 100 mm no interior do Maranhão e do Piauí até o próximo domingo, trazendo alívio aos produtores que estão sem chuvas expressivas há muitos dias. No litoral da BA, sol e chuva passageira a qualquer hora, já ao centro e oeste, chove a partir da metade da tarde, com possibilidade para raios e chuva moderada.

No sudeste do Brasil, dia de sol e tempo firme no litoral do RJ, no litoral sul do ES e no centro-oeste e norte de MG. Nas demais áreas do sudeste, sol, calor e expectativa de pancadas isoladas de chuva à tarde. Em SP, principal estado produtor de cana-de-açúcar do Brasil, o setor segue em alerta. As baixas médias de chuva no estado em dezembro e agora em janeiro já geram algumas especulações para problemas na safra 2019/20.

Compartilhar este artigo
Sair da versão mobile