Dezembro chega e com ele a previsão de que essa primeira quinzena venha a ser marcada por chuvas regulares em, praticamente, todo o Brasil
Isso porque, novas frentes frias estarão avançando sobre o Brasil nesse período e organizando chuvas mais regulares sobre todas as regiões produtoras do País. Com isso, os níveis de umidade do solo se manterão, relativamente bons em todas as áreas e desse modo, dando plenas condições ao desenvolvimento das lavouras.
Porém, vale salientar que apesar das previsões de chuvas para todo o Brasil nesses próximos 15 dias, os maiores volumes continuarão a serem observados sobre a região centro-norte. Entretanto, mesmo com a possibilidade de que as frentes frias passem rapidamente sobre a região Sul e venham a se concentrar sobre o Sudeste, os volumes previstos de chuvas para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e no Mato Grosso do Sul serão suficientes para permitir que as lavouras encontrem boas condições ao seu desenvolvimento.
Assim, o mês de dezembro deverá ser marcado, portanto, por chuvas regulares e em bons volumes. Além disso, devido as passagens frequentes de massas das frentes frias, ainda se observará grande amplitude térmica em todo a região Centro-Sul do País. Dias relativamente quentes e noites com temperaturas mais amenas. Esse padrão meteorológico manterá as condições bastante favoráveis à proliferação de doenças. Bem como manterá as condições favoráveis ao aumento da pressão de pragas. Assim, os produtores terão que ter muita cautela e, sobretudo, monitorar muito bem suas áreas, para tomar as devidas precauções.
Em suma, a primavera vai terminando e apesar das chuvas já serem mais regulares, não deixará muitas saudades, pelo contrário. Será uma estação na qual tiraremos bons aprendizados. Pois, apesar das chuvas terem chegado mais tarde em toda a região centro-norte, a plantabilidade das lavouras foram excepcionais nessa safra, o que vem contribuindo para o bom desempenho das mesmas.