Agroclima: em Mato Grosso, frente fria e umidade garante a entrada das instabilidades

A semana começa influenciada por uma frente fria, que associada a uma área de baixa pressão sobre o mar, avança pelo litoral do sudeste. Este sistema ajuda a canalizar a umidade da Amazônia sobre as áreas centrais do país, onde a chuva ganha força

 

Na maior parte da região Sul, o avanço de uma massa de ar seco e um pouco mais fria, garante o tempo aberto. Já no centro oeste, a chuva ganha força.

Em MT o risco para temporais com rajadas de vento continua, principalmente ao final da tarde, depois que o calor ganhar força.

Ao longo desta semana as chuvas ganham intensidade principalmente no centro norte do país, atingindo também o MATOPIBA, mantendo a umidade do solo beneficiando as lavouras de soja tanto em desenvolvimento quanto as que ainda restam para plantio.

Para região Sul do País, a colheita de cebolas de ciclo super precoce da safra 2018/19 a atenção deve ser redobrada com a umidade elevada nos últimos dias, condição ideal para que tenha ocorrido a esporulação do mofo. Vale lembrar que a utilização de fungicida baseada no monitoramento constante das condições climáticas favoráveis são as medidas mais eficientes de controle químico da doença.

Compartilhar este artigo
Sair da versão mobile