O plantio da soja segue acelerado na maior parte do Brasil, com relação ao ano anterior
As chuvas que iniciaram em setembro, mesmo que mal distribuídas e ainda muito irregulares, favoreceram a recuperação da umidade do solo em muitas áreas. Algumas consultorias, ja classificam este plantio, como um dos mais rápidos da história. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) o estado do PR ja tem quase 50% da área destinada ao plantio, semeada.
Na Argentina o plantio também começou, de acordo com a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), ele ja atinge 2% da área destinada ao plantio. O país, assim como o sul do Brasil, pode registrar chuvas acima da média ao longo do desenvolvimento das lavouras, por conta do El Niño que pode ser confirmado entre novembro e dezembro.
Nesta sexta-feira áreas de instabilidade que se espalham pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nesta sexta-feira. No RS, em SC, no PR, em MS, em SP, no RJ, no centro-sul e no leste de MG e no ES o céu fica nublado com chuva a qualquer hora.
Risco de temporais no ES, no oeste da Região Sul de SP e no centro-sul de MS. Já em grande parte do Nordeste, no TO, no PA, no leste do AM e em RR o ar seco e quente predomina e a previsão é de um dia ensolarado, com calor e umidade baixa à tarde. Faz calor e chove rápido no sul e no sudoeste da BA e nas demais áreas do País.
Em MT, os temporais ganham força no norte do estado, principalmente ao final da tarde. nas demais áreas as chuvas, com menor volume, ainda persistem muito mal distribuídas e a temperatura continua subindo.