O avanço de uma frente fria nessa quinta-feira sobre o Rio Grande do Sul deixará o tempo instável e com previsão para chuvas generalizadas sobre o Estado
Essas chuvas irão atrapalhar e até mesmo inviabilizar todos os trabalhos de campo, como plantio da soja e do arroz, bem como a colheita do trigo. Mas por outro lado, como esse sistema deverá passar rapidamente sobre o estado, a partir do sábado, o tempo voltará a abrir e com isso, volta a condição mais favorável aos trabalhos de campo. Mas por outro lado, essas chuvas irão manter os solos com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras.
E esse sistema estará avançando também por Santa Catarina e Paraná entre hoje à noite e, principalmente amanhã, onde também irá provocar chuvas, não somente sobre esses Estados, mas também sobre boa parte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e São Paulo. E como esse sistema estará avançando sobre a região Sudeste ao longo desse final de semana, a previsão é de que os próximos 4 dias venham ocorrer chuvas em, praticamente, todas as regiões produtoras do Brasil. Desde o Rio Grande do Sul até o Matopiba. Beneficiando, portanto, a manutenção e até mesmo a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras.
Sobre a possibilidade de ocorrência de geadas no sul do Brasil, que vem circulando nas mídias sócias nesses últimos dois dias, o risco é extremamente baixo. A não ser nas regiões serranas e de alta altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nessas localidades até poderão ocorrer formações de geadas entre a madrugada de sábado para domingo e de domingo para segunda-feira. A chamada geada turística, pois pegará as áreas de turismo desses Estados. Mas é fato que após a passagem dessa frente fria, as temperaturas irão cair bastante no começo da semana que vem, devido ao avanço de uma massa de ar polar. E, infelizmente, essa tendência de frentes frias seguidas de massas de ar polar será frequente nessa safra, já que as baixas temperaturas das águas do Oceano Pacífico, facilitam a entrada dessas massas de ar frias sobre o Continente. Entretanto, apesar de não haver nenhuma possibilidade de ocorrência de geadas nas áreas de cultivo de grãos e frutas, apenas a possibilidade de ocorrência de ventos frios já poderá trazer uma certa preocupação à produção agrícola, já que esses ventos poderá afetar, parcialmente, o pleno desenvolvimento das lavouras, em especial, arroz, soja e milho.
Além disso, nesses próximos 90 dias tem-se a previsão de grandes amplitudes térmicas em grande parte da região Centro-Sul do Brasil, ou seja, dias bastante quentes e noites com temperaturas mais baixas, o que poderá ocasionar um alongamento de ciclo em algumas cultivares.