O padrão da atmosfera mudou nos últimos dias, assim, a condição de chuva retornou para áreas do Centro-oeste e Sudeste. Os temporais caíram em todo centro-sul, porém com maior intensidade no oeste de MS e PR. A mudança do padrão de chuvas foi causado pela formação de um sistema de baixa pressão juntamente com fortes correntes de ventos em altitude combinado com a entrada de umidade proveniente da região Norte.
Na segunda-feira, o condição de chuva persiste da região Sul até o estado de Mato Grosso, passando por São Paulo e Minas Gerais. Os temporais ocorrem desde a madrugada mais ao oeste do país e se espalham até o final do dia para o leste de SP e MG.
A chuva cai de maneira mais homogênea e bem distribuída ao longo do período. As áreas mais suscetíveis aos temporais são: metade norte de MS, sul de MT e GO, norte de SP e triângulo mineiro. Os volumes acumulados variam de 10 a 30mm, há risco de rajadas de vento e raios. Devido ao céu mais nublado, a temperatura não sobe muito, porém não é esperado frio extremo uma vez que não há previsão de entrada de ar frio.
No MATOPIBA, a massa de ar seco continuará atuando com força, garantindo uma semana ensolarada com muito calor e umidade baixa à tarde. Na região Norte, no sul de TO e metade norte de MT e GO, o sol aparece, faz calor e chove de maneira isolada durante a tarde.
Para os próximos dias, as áreas de instabilidades continuaram atuando em grande parte do Sudeste e Centro-oeste. As chuvas devem cair de maneira mais isolada em Mato Grosso e no norte de Goiás. No estado de Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, sul de Goiás e no triângulo mineiro, as chuvas são mais distribuídas e persistentes. A temperatura fica amena, mas sem frio excessivo. Esta condição de tempo deverá permanecer pelo menos até sexta-feira.