A sexta-feira amanheceu com tempo aberto e sem previsões de chuvas em quase todo o território brasileiro. O que irá permitir que os trabalhos de colheita continuem avançando em todas as regiões. Bem como o preparo do solo para o plantio das novas culturas de verão
Contudo, a partir desse sábado uma nova frente fria estará avançando pelo Rio Grande do Sul e deixando o tempo bastante instável e previsão para chuvas em grande parte do Estado gaúcho. Essas chuvas irão inviabilizar os trabalhos de preparo do solo para a cultura do arroz, mas por outro lado, irá favorecer a elevação da umidade do solo, garantindo melhores condições ao plantio do milho. O final de semana também deverá ser marcado pelas pancadas de chuvas em boa parte dos Estados de Rondônia, faixa oeste e norte do Pará e noroeste do Mato Grosso, podendo até mesmo ocorrer algumas pancadas muito isoladas na região central do Mato Grosso. A previsão também será de tempo mais fechado e chuvoso em boa parte da região litorânea do Nordeste.
Nas demais regiões do Brasil, o tempo seguirá aberto não só nessa sexta-feira, mas ao longo de todo o final de semana e começo da semana que vem. Pois, essa frente fria não terá forças para avançar pelas demais regiões do Brasil, como Sudeste e Centro-oeste. Com isso, os trabalhos de colheita do algodão, cana de açúcar e do café continuarão avançando em todas as regiões sem grandes transtornos durante esses próximos dias.
Somente na virada do mês, ou seja, entre os últimos dias de agosto e primeira semana de setembro é que há uma possibilidade de que as chuvas retornem as regiões centrais do Brasil. Mas mesmo assim, os modelos de previsão indicam chuvas irregulares e de baixa intensidade.
Por Agronews