Algumas áreas de instabilidade podem ser observadas nessa manhã de segunda-feira em grande parte da região central do Brasil, através das imagens de satélite
Assim, a previsão para hoje é de tempo fechado e com previsão para pancadas de chuvas em grande parte das regiões produtoras do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí, bem como no Pará e em Rondônia. Também há previsões de que venham ocorrer pancadas de chuvas em São Paulo e no Paraná, entretanto, mais irregulares. E esse tempo mais fechado e chuvoso deverá se manter ao longo desse início de semana.
Com isso, no Centro-oeste essas chuvas estarão beneficiando muito a elevação e manutenção da umidade do solo e consequentemente o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra. Entretanto, no MATOPIBA essas chuvas continuarão a atrapalhar o pleno andamento da colheita da soja. Onde já há relatos de perdas na qualidade dos grãos, por excesso de umidade. E ao longo dessa semana as chuvas começarão a diminuir de intensidade, mas ainda há previsão de que venham ocorrer pancadas de chuvas, irregulares, mas suficientes para manter uma condição relativamente satisfatória ao desenvolvimento das lavouras.
No Sul, a semana começará com tempo aberto, sem previsões para chuvas e temperaturas mínimas mais baixas. Mas como houve registros de chuvas nesse final de semana, as condições melhoraram bem ao desenvolvimento das lavouras. E como ocorreu na semana passada, toda essa semana será marcada pelo tempo firme e sem chuvas, uma vez que a presença de uma massa de ar polar impedirá a formação de nuvens de chuvas. Contudo, entre a quinta e a sexta-feira, uma nova frente fria estará avançando pela região e organizando novas áreas de instabilidade e com isso, há previsões de que entre a sexta e o domingo venham ocorrer chuvas generalizadas sobre todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Assim, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, mas por outro lado afetará a realização da colheita. Mas nada que venha trazer prejuízos aos produtores. Como ocorreu nesses últimos dias.
Assim, podemos concluir que as condições meteorológicas, até o momento, estão sendo muito benéficas à produção agrícola do País, mas com alguns probleminhas muito pequenos em algumas microrregiões e sem grande significância ao cenário nacional.