A presença de uma massa de ar seco sobre grande parte do Brasil nessa segunda-feira, manterá o céu com pouquíssimas nuvens e consequentemente, não há previsões de chuvas para nenhuma região produtora do Centro-Oeste, MATOPIBA, Pará, Maranhão, interior do Nordeste e Sudeste ao longo desse início de semana. Poderão ocorrer apenas eventuais pancadas isoladas e de baixa intensidade na faixa litorânea do Nordeste, em alguns pontos do Espírito Santo e extremo norte da região Norte do Brasil
Além do tempo seco, as temperaturas, em especial as mínimas, continuaram oscilando entre 15° e 21°C em grande parte da região Central do Brasil.
Esse padrão meteorológico deverá se manter inalterado ao longo de toda a semana, não sendo previstas chuvas para nenhuma dessas regiões. Assim, os trabalhos de colheita do milho, algodão, feijão, cana de açúcar e do café poderão avançar sem maiores problemas, assim como os trabalhos de plantio e demais tratos culturais.
E ao longo da semana serão observadas chuvas mais concentradas na região Sul do Brasil. Entre segunda e terça-feira essas chuvas deverão ficar mais concentradas entre os Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já entre terça e quarta-feira essas chuvas deverão ocorrer entre os Estados de Santa Catarina e Paraná (exceto na faixa norte). Não se descarta a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas no extremo sul do Mato do Grosso do Sul. E já na sexta-feira, o avanço de um novo sistema pela faixa oeste da região Sul irá provocar novas chuvas nos Estados que compõem a região, principalmente na faixa oeste do Rio Grande do Sul.
De maneira geral, as chuvas ocorridas na região Sul do Brasil têm auxiliado na manutenção dos níveis de umidade do solo, garantindo boas condições ao plantio e desenvolvimento inicial das lavouras de inverno, como o trigo. No entanto, as chuvas previstas ao longo da semana, poderão provocar algumas paralisações nos trabalhos de campo. No Paraná, as chuvas previstas deverão ocorrer, principalmente, na metade sul do Estado e poderão atrapalhar o pleno andamento da colheita do milho safrinha.
Com relação as temperaturas, essas continuarão seguindo o padrão observado nos últimos dias, ou seja, temperaturas mais amenas durante a noite e dias mais quentes. Ressalta-se que não há riscos para ocorrência de geadas nas áreas de lavouras ao longo dos próximos dias.