O avanço de uma frente fria pela região Sul do Brasil nesses próximos dias irá deixar o tempo instável apenas sobre a metade sul do Rio Grande do Sul
Nas demais regiões do País, o tempo seguirá aberto e sem previsões de chuvas. E esse tempo mais firme, irá fazer com que as temperaturas máximas se elevem ainda mais ao longo desses próximos dias. As condições só se manterão favoráveis à realização da colheita do café, cana de açúcar, algodão e trigo. Já para o preparo do solo e plantio do arroz no Rio Grande do Sul, essas novas chuvas irão manter as condições desfavoráveis. E isso começa a trazer uma certa preocupação ao setor, já que há previsão de chuvas, pelo menos uma vez por semana, o que impedirá o pleno avanço do plantio, nesse início de safra.
Já para os produtores de soja do Paraná, cujo vazio sanitário termina nesse próximo domingo (10/09), as condições ainda não se encontram favoráveis ao plantio, já que não há previsão de chuvas generalizadas para essa semana sobre a região oeste do Estado. Apenas há previsão de algumas pancadas de chuvas isoladas. O mesmo se prevê para algumas localidades do Mato Grosso. Na qual o vazio sanitário só termina no dia 16/09.
E como vem sendo mencionado nos últimos alertas agroclimáticos, o mês de setembro deverá ser marcado pelas pancadas de chuvas muito irregulares e até mesmo em baixos volumes, o que não irá permitir que o plantio da soja, venha ocorrer na mesma velocidade que foi observado na safra passada. Já para a cultura do café, a possibilidade de chuvas agora em meados de setembro, poderá induzir o florescimento dos cafezais. Já para a cana de açúcar, essas chuvas, apesar de atrapalharem um pouco o andamento da colheita, possibilitaram uma pequena elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo uma condição um pouco melhor ao desenvolvimento das lavouras. Já para a colheita do trigo, a previsão de chuvas em meados de setembro, não irão prejudicar a qualidade e nem a produtividade dos grãos, que esse ano foram drasticamente castigados pelas intempéries climáticas, principalmente durante o mês de julho.