A quarta-feira será mais um dia de tempo aberto e, praticamente, sem chuvas em grande parte do Brasil. Permitindo que a colheita e preparo do solo avancem sem grandes transtornos
Contudo, a partir de amanhã, 10/08, uma frete fria deverá começar a avançar sobre o Rio Grande do Sul e trazer chuvas generalizadas à todas as regiões, não só do Estado gaúcho, mais também a Santa Catarina e ao Paraná. Entretanto, os maiores volumes de chuvas deverão ficar concentrados sobre a metade sul do Rio Grande do Sul, onde entre a sexta e o sábado poderá ser registrados volumes superiores a 100 mm em muitos municípios. Com isso, as atividades de preparo do solo para o plantio do arroz ficarão prejudicadas.
E como esse sistema estará avançando sobre a região Sul, são esperadas chuvas também no Mato Grosso do Sul, São Paulo e até mesmo na faixa oeste e extremo sul do Mato Grosso ao longo da próxima semana. Essas chuvas irão elevar os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras de inverno, como trigo, mas poderá atrapalhar o pleno andamento da colheita do milho safrinha no Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, bem como do café e da cana de açúcar em São Paulo. Mas como os volumes serão baixos não haverá prejuízos para essas culturas. Talvez o grande prejudicado seja o algodão da região oeste do Mato Grosso, que devido ao estágio avançado de maturação, qualquer chuva nesse momento, poderá prejudicar a qualidade das plumas.
Além das chuvas no Centro-Sul nesses próximos 7 dias, há previsão de chuvas também para a faixa leste do Nordeste, mantendo as condições favoráveis ao desenvolvimento da cana de açúcar e de grãos.
Por Agronews