A semana começa com chuva frequente no PR e leste de SC
No oeste de SC e sudoeste do PR a chuva é rápida e localizada, há risco de chuva volumosa. Em grande parte do RS o tempo é firme e sem chuva. A passagem de uma frente fria e o calor intenso formaram fortes áreas de instabilidade sobre SC e sobre o PR que provocaram muita chuva no final de semana.
Em alguns locais, os temporais vieram com rajadas de vento acima dos 80 km/h e atingiram também as capitais dos estados. Além disso, volumes de chuva bastante elevados foram acumulados em poucas horas. Tecnicamente a frente fria que trouxe a chuva e a ventania se afasta do Sul do Brasil nos próximos dias, mas áreas de instabilidade continuam se formando sobre SC e PR diminuindo apenas nesta quarta-feira. Toda essa chuva, beneficiará as lavouras de milho safrinha no PR recém-plantadas, garantindo a umidade para um bom arranque inicial. Já para as atividades de colheita da soja, serão prejudicadas. Até o dia 29 de janeiro, 20% da área estimada de soja estava colhida e cerca de 30% da semeadura de milho safrinha estava finalizada.
A frente fria que avançou pelo litoral da Região Sul no final de semana, vai passar pelo litoral de SP e chega ao litoral fluminense, na altura da cidade do Rio no começo desta semana. Nesta segunda-feira, a frente fria chega ao litoral do ES, levando chuva e ar fresco para este estado e também para algumas no leste de MG. Assim, o tempo fica instável e a chuva é frequente em grande parte de SP, no RJ e no Sul de MG. Nas demais áreas o sol é forte e pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde. Já para o nordeste de MG, ainda não chove.
Em MG, mesmo com a colheita da soja ainda no início, já vem mostrando que as médias de produtividade também estão a baixo do esperado. Esta safra foi prejudicada na maioria dos estados, devido à falta de chuva em dezembro e começo de janeiro. A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), estima que as perdas serão entre 15 e 20%.
No centro-oeste do Brasil, predomina o sol e forte calor na região. No entanto, as pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora do dia, de forma isolada e os trabalhos de campo devem ter atenção afim de evitar desperdícios das aplicações. Já no centro-sul de MS, tempo fica mais instável e com mais nuvens prejudicando bastante o avanço da colheita de soja. Devido as baixas produtividades desta safra de soja, os produtores precisarão, para fechar as contas deste ano, de um ótimo desempenho do milho safrinha, que já começa a ser implementado nas propriedades.
No MATOPIBA, o sol e o calor também predominam na região. Não chove no centro-sul da BA. Pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do norte do MA. Chuva rápida nas demais áreas do litoral leste. Sol e pancadas de chuva a partir da tarde nas outras áreas.
Por Meteorologista Graziella Gonçalves e Agrônoma Tatiane Cravo