O Agronegócio no Brasil tem grande participação na economia do país
A agropecuária brasileira é um campo cheio de oportunidades de investimento e desenvolvimento. Atualmente o país ocupa notável posição mundial na produção agroindustrial.
O Brasil tem vocação natural para o agronegócio devido às suas características e diversidades, principalmente encontradas no clima favorável, no solo, na água, no relevo e na luminosidade.
Nosso país, é o 5º do mundo com potencial de expansão agrícola sem necessidade de agredir o meio ambiente, com grande participação no Produto Interno Bruto, criando aproximadamente 37% de todos os empregos do país, respondendo por aproximadamente 39% das exportações, saldo comercial de aproximadamente 79 bilhões de dólares em 2012, com 30% das terras brasileiras sendo utilizadas para agropecuária e aproximadamente 61% do território ainda coberto por matas originais.
Vale ressaltar que foi o único setor da economia brasileira a ter saldo positivo nos últimos 12 meses, com carteira assinada e 0,59% no acumulado de abril de 2016, igual este ano.
Todo esse desempenho deu-se ao resultado de abril, quando o agro ocupou o segundo lugar, ao empregar 14.648 trabalhadores, contabilizando uma alta de 0,95%. O agro ficou atrás somente do setor de serviços, que alcançou 24.712 empregos, uma alta de 0,15%.
Em 2017 acumula-se um saldo positivo de 29.131 vagas com carteira assinada.
Por Agronews