A Alemanha vê crescer a cada dia os casos da peste suína africana (PSA). Mais sete javalis foram encontrados mortos e deram positivo para a doença. Com isso já são 20 casos desde o registro do primeiro no dia 11 de setembro. Todos foram encontrados no estado de Brandenburg, no leste.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Ainda não há nenhum caso da doença em criações comerciais de suínos. Japão, Coréia do Sul, México, Argentina, Brasil e o principal comprador, a China, já suspenderam as importações. A União Europeia criticou os cancelamentos e disse que os países deveriam aliviar e seguir importando de áreas alemãs não afetadas pela PSA.
A doença não acomete o homem, sendo exclusiva de suídeos domésticos e asselvajados (javalis e cruzamentos com suínos domésticos). Trata-se de uma doença viral grave e de alto contágio entre os suínos, causando grandes danos financeiros. A PSA já aconteceu no Brasil na década de 70, no Rio de Janeiro, e foi erradicada. É transmitida por secreções nasais ou orais, picadas de carrapatos, ferimentos, injeções e em from aguda causa febre, vermelhidão e hemorragias nas orelhas, aumento da frequência respiratória e falta de coordenação motora.
Fonte: Acrismat
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz