O ar seco voltou a ganhar força sobre a Região Sul do Brasil no fim de semana, mas na segunda-feira o tempo já vai mudar na Região e a situação é de alerta!
Áreas de instabilidade associadas à um cavado meteorológico, e também à um sistema de baixa pressão, vão ganhar força sobre a Região Sul do Brasil. Os três estados vão passar a segunda-feira com muitas nuvens e chuva. Já pode chover pela manhã, e a chuva se estende no decorrer do dia. O alerta é para temporais, e até a noite grandes volumes devem ser acumulados, principalmente no oeste dos estados. As rajadas de vento podem chegar de 60 a 80km/h. Além disso, as temperaturas vão ficar baixas o dia todo. As capitais não devem passar dos 20°C.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Na terça-feira, apenas no norte do Paraná que o sol consegue aparecer mais, e a chuva só vem a partir da tarde. Nas demais áreas, a configuração de um ciclone extratropical no oceano, e a formação de uma nova frente fria vão reforçar todas essas instabilidades na Região Sul do Brasil, portanto a situação é de alerta novamente para temporais. A Região vai seguir com tempo fechado e chuvoso no decorrer da terça-feira, e há previsão para grandes volumes acumulados. As rajadas de vento podem alcançar de 60 e 80km/h.
Ar mais frio e seco
Da quarta-feira em diante, a tendência é que o ar mais seco volte a ganhar força no Sul do país. Ainda venta na Região e até pode chover em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas com volumes menores. O que vai ser o destaque a partir de quarta-feira é a queda acentuada da temperatura. O ar frio de origem polar vai derrubar as temperaturas, e a quinta-feira já deve amanhecer com geada em amplas áreas dos três estados.
Acompanhe a previsão no decorrer da semana!
Por Climatempo
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz
Leia também: https://agronewsbrasil.com.br/transposicao-do-rio-sao-francisco-finalmente-virou-realidade/