Calor persiste em todo país até a próxima semana. Alerta de temporais na região Norte e Nordeste do Brasil
Confira o Boletim CLIMATEMPO 04 de março 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil.
O país terminou fevereiro com temperaturas muito altas no Brasil e o começo de março ainda segue com calor intenso em muitos estados brasileiros. Até o momento, não há expectativa para frio. A maior parte das regiões segue com calor até a próxima semana.
Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 04 de março 2022
Confira o Boletim completo com a previsão do tempo, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias. Aperte o Play!
Calor intenso
As temperaturas passam facilmente dos 30°C por quase todo país. O destaque para esta quinta-feira(03) é entre o interior da Paraíba, Rio Grande do Norte e o centro-norte do Ceará, com máximas de 36 a 38°C. O litoral do Rio De Janeiro, entre Costa Verde, Grande Rio, Baixada Fluminense e Região dos Lagos, também terá temperaturas bastante elevadas. A cidade do Rio chega aos 38°C nesta quinta.
No interior de São Paulo, leste de mato Grosso do Sul e interior do Rio Grande do Sul, as temperaturas podem passar um pouco dos 35°C nesta quinta. Vitória, a capital do Espírito Santo, também tem máxima de 35°C.
Na capital paulista e na cidade do Rio, há chance de novos recordes de calor na tarde desta quinta-feira. A máxima em São Paulo é de 34°C e, no Rio de Janeiro, máxima de 38°C. Até o momento, a maior temperatura do verão é de 33,8°C em São Paulo e 38,2°C no Rio de Janeiro.
Próximos dias
Até há uma ligeira variação de temperaturas nos próximos dias, mas em geral o calor persiste em todo país. Áreas do Ceará, interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo terão dias de calor muito intenso até a próxima semana, com temperaturas acima de 35°C.
O Rio de Janeiro deve ter máximas um pouco mais baixas no fim de semana, mas ainda com temperaturas na casa dos 34/36°C.
Por que as frentes frias não estão avançando pelo BR?
O país enfrenta o chamado “escoamento bloqueado”, que é uma circulação anticiclônica, nos médios níveis da atmosfera, que impede que os sistemas se desloquem para o Sudeste. Com isso, as frentes frias que têm chegado ao Sul do Brasil, até avançam pelo litoral da Região, mas logo se afastam para alto-mar.
Sem o avanço de frentes frias, o ar mas frio que acompanha estes sistemas também não consegue avançar, por isso não há queda significativa de temperatura por enquanto.
Chuva
O destaque para os próximos dias é a chuva mais generalizada e intensa entre as Regiões Norte e Nordeste. Há condições para grandes volumes acumulados, inclusive em capitais. Salvador terá destaque ao longo do fim de semana.
No centro-sul do Brasil as pancadas de chuva persistem, principalmente nos períodos de tarde e noite e ainda podem vir com forte intensidade em alguns pontos. Volta a chover, inclusive, na cidade do Rio de Janeiro, porém sem expectativa de chuva generalizada.
Em São Paulo, o risco de chuva forte aumenta a partir da tarde de sexta, mas o fim de semana ainda será marcado por sol e calor. A chuva, mesmo que mais intensa, vai se concentrar entre a tarde a noite.
Mato Grosso ainda terá chuva forte, principalmente nas áreas do norte do estado. No Sul, a chuva ainda vem em forma de temporal em áreas de Santa Catarina e do Paraná na sexta-feira. No fim de semana a chuva diminui nestas áreas, mas aumenta no centro-sul gaúcho.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® é informação para quem produz