Logo abaixo você vai poder assistir a palestra de Bruno Leite, Auditor Fiscal do Ministério da Agricultura.
Entre os temas abordados na IN 77, o Plano de Qualificação dos Fornecedores de Leite (PQFL) é o que tem apresentado maior interesse por parte dos produtores de leite e indústria laticinista. Isso se deve ao fato de que a sua aplicação na propriedade rural por parte dos produtores e apoiada pela indústria, não consiste a princípio em uma tarefa simples e rápida.
Lembrando que o Plano de Qualificação dos Fornecedores de Leite (PQFL) está basicamente centrado na implantação das Boas Práticas Agropecuárias (BPA) no sistema de produção de leite.
Assista abaixo a transmissão ao vivo da Embrapa Gado de Leite, com a participação de Bruno Leite, Auditor Fiscal do MAPA que fará os esclarecimentos sobre o Plano.
O que diferencia a IN 77 das normas sobre qualidade do leite publicadas anteriormente pelo MAPA, é justamente o seu direcionamento educacional, com previsão de capacitação dos produtores de leite e técnicos extensionistas dos laticínios.
Os requisitos de qualidade higiênico-sanitária do leite (Contagem Bacteriana Total e Contagem de Células Somáticas) determinados pela IN 76 ganha amparo educacional na IN 77, o que a torna um marco importante para a melhoria da qualidade de leite do País.
O processo de melhoria da qualidade do leite no Brasil deve continuar a sua evolução de forma gradativa, porém, contrariamente ao que se tem percebido até hoje, espera-se com essa nova abordagem uma evolução mais sólida e de longo prazo.