conecte-se conosco

Curiosidades

Após 17 anos, trilhões de cigarras periódicas saem do subsolo para acasalar

Publicado

em

cigarras periódicas

Trilhões de cigarras periódicas estão saindo de suas casas subterrâneas pela primeira vez após 17 anos para acasalar. Parece até coisa de filme de ficção científica, mas é mais comum do que você imagina. Leia esta matéria e conheça a Brood X.

Agora que as cigarras Brood X saíram de suas casas subterrâneas pelo leste dos EUA, você pode se perguntar: mas como eu não conhecia esta espécie de cigarra?. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre as criaturinhas com corpos negros e olhos grandes vermelhos, confira.

cigarras periódicas
Após 17 anos, trilhões de cigarras periódicas saem do subsolo para acasalar

O que é Brood X?

Caso você não conheça Brood X, é bom saber que existem cerca de 4.000 espécies de cigarras em todo o mundo, mas as cigarras periódicas ou Brood X de 13 e 17 anos são exclusivas da América do Norte. Elas são um grupo de cigarras periódicas, que se apresentam bem diferentes das cigarras comuns, pois elas passam quase toda a vida no subsolo, vivendo de seiva de raízes das árvores. Então, na primavera do seu 13º ou 17º ano, dependendo do tipo, as ninfas de cigarra maduras emergem para um breve estágio adulto, sincronizadamente e em grande número. Elas acasalam e morrem, e seus recém-nascidos filhos caem no chão e se escondem pelos próximos 13 ou 17 anos, completando o ciclo infinito desta espécie.

Grupos de cigarras que compartilham os mesmos anos de emergência são conhecidos como ninhadas (Brood em inglês). Insetos pertencentes a uma das maiores ninhadas de cigarras de 17 anos, chamada Brood X ou a Grande Ninhada Oriental, estão fazendo sua aparição neste período nos EUA.

cigarras periódicas
Após 17 anos, trilhões de cigarras periódicas saem do subsolo para acasalar

Depois de emergir, os insetos sobem na superfície vertical mais próxima, derramam seus exoesqueletos e inflam suas asas. Depois de alguns dias descansando e esperando suas conchas endurecerem, o acasalamento começa. A explosão de atividade é impossível de perder quando os machos começam a emitir sua música de acasalamento agudo. Isso acontece através de estruturas produtoras de som chamadas tembals em ambos os lados do abdômen.

O acasalamento em massa dura pelo menos três a quatro semanas. Logo depois, as ninfas recém-eclodidas rastejam até a borda dos galhos das árvores onde as fêmeas colocaram seus ovos, caem no chão e se enterram pelos próximos 17 anos. E o ciclo começa de novo.

Abaixo você confere um vídeo feito pela BBC com incrível ciclo de vida destas cigarras

As cigarras podem machucar os humanos? E as árvores?

Não, os insetos são inofensivos. Eles não picam, mordem ou carregam doenças, e eles normalmente não vêm dentro de casa, embora eles se reúnem em paredes externas.

Durante as densas movimentações, as fêmeas podem colocar ovos suficientes em galhos para danificar árvores jovens, mas a abundante colocação de ovos também naturalmente fertiliza as árvores, resultando em mais flores e frutas nos anos seguintes. As cigarras também possuem outros benefícios ecológicos. As cigarras periódicas assoem grandes quantidades de solo quando emergem em massa, e quando morrem, seus corpos em decomposição enriquecem o solo com nutrientes.

Por que tantas cigarras saem ao mesmo tempo?

Acredita-se que emergindo em números tão grandes, o suficiente deles pode evitar predadores e viver para acasalar – basicamente, força em números.

Onde a Brood X está saindo?

Partes de 15 estados, assim como Washington, DC, estão ouvindo as serenatas românticas de machos em árvores, tentando atrair fêmeas. Os estados são Delaware, Georgia, Illinois, Indiana, Kentucky, Maryland, Michigan, Carolina do Norte, Nova Jersey, Nova York, Ohio, Pensilvânia, Tennessee, Virgínia e Virgínia Ocidental. Veja o mapa abaixo.

cigarras,cigarras periódicas,brood x
Após 17 anos, trilhões de cigarras periódicas saem do subsolo para acasalar

Como é o som desta ninhada de cigarras?

Varia de acordo com as espécies, mas sua chamada pode soar como um zumbido elétrico agudo, um ruído ou um chocalho. As chamadas de um grupo de machos podem exceder 90 decibéis, cerca do mesmo nível de uma motocicleta a cerca de 8 metros de distância. As fêmeas respondem às chamadas dos machos batendo suas asas, e todas as idas e vindas fazem uma sinfonia distinta. Ouça abaixo a sinfonia Brood X.

AGRONEWS – Informação para quem produz

Publicidade
Clique para comentar

Comente sobre esta matéria

Tendências