Uma pedra de granizo que caiu no Texas foi confirmada como a maior já registrada na história do estado. A pedra pesava mais de meio quilo.
No final do mês de abril(28) deste ano, uma intensa tempestade atingiu a cidade de Hondo no Texas, Estados Unidos, despejando granizo de maneira violenta. Na ocasião, uma pedra gigante foi capturada por moradores, fotografada e, em seguida, colocada em um freezer.
Quando os moradores divulgaram as fotos em redes sociais, onde chamaram muito a atenção, peritos em granizo do Insurance Institute for Business and Home Safety e do National Weather Service decidiram examinar e realizar uma varredura tridimensional da pedra para analisar esse raríssimo e perigoso fenômeno.
Os exames revelaram que a pedra de granizo gigantesca tinha um diâmetro superior a 16 cm, o equivalente a um melão, e um peso superior a 600 gramas. Trata-se, portanto, da maior pedra digitalizada no estado do Texas. Granizos muito menores, do tamanho de uma moeda, já são considerados extremamente perigosos.
Em 12 de maio, um Comitê Estadual formado por meteorologistas se reuniu para revisar as evidências e registros atmosféricos, determinando que a pedra é de fato um recorde local. A tempestade responsável pelo granizo foi uma de três tempestades de granizo separadas que atingiram os estados do Texas e de Oklahoma no mesmo dia, e ao total causaram prejuízos superiores a um bilhão de dólares.
Continue a leitura clicando em [Próxima Página]...