De acordo com a Aprosoja-MT, a visita ocorrerá na Fazenda Vô Arnoldo (Agroluz), em Campo Novo do Parecis em Mato Grosso nos dias 17 e 18 de janeiro de 2024
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) realizará nos dias 17 e 18 de janeiro a visita técnica no Centro Tecnológico Aprosoja (CTECNO) Parecis, em Campo Novo do Parecis. Produtores que se interessarem devem se inscrever gratuitamente pelo site da entidade.
O evento está sendo organizado pela equipe de Defesa Agrícola da Aprosoja-MT. Segundo a gerente de Defesa Agrícola , Jerusa Rech, o CTECNO visa mostrar aos produtores formas de manejar o solo, fazendo uso de plantas de cobertura e adubação correta.
Esse ano, com as dificuldades enfrentadas na safra, devido ao atraso das chuvas, e consequentemente problema de déficit hídrico, a área conta com protocolos consolidados de plantas de cobertura que demonstram qual é a realidade do produtor. E a importância de se fazer bem feito um manejo de rotação de culturas e uso de plantas de cobertura.
Jerusa Rech – Gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja-MT
O produtor que comparecer ao evento poderá conhecer sistemas de manejo que auxiliam na formação do perfil de solo, garantindo uma boa colheita nas próximas safras.
“Os protocolos vão desde rotação de culturas com a soja e o milho, manejos em adubação fosfatada, potássio, enxofre, dentre outros. Convidamos todos os produtores e técnicos a participarem”, encerrou.
O CTECNO
O CTECNO Parecis é uma área experimental conduzida pela Aprosoja-MT desde 2016. O centro tecnológico fica localizado em uma área total de 88 hectares, com textura de solo entre 7 e 35 por cento de argila, destinada às pesquisas que auxiliam o produtor rural com áreas nessas condições.
Após a realização do CTECNO Parecis, será a vez da região do Araguaia receber o evento no dia 1º de fevereiro. No local predomina o solo siltoso.
Foto: Créditos Aprosoja-MT
Fonte: Daniel Guimarães
Veja também: Produtor mostra realidade assustadora da safra em MT e afirma manipulação de mercado
Produtor rural grava vídeo mostrando uma realidade oculta sobre a próxima safra de grãos em Mato Grosso, com cenas de talhão de soja morta devido a estiagem e áreas sem nenhum plantio, produtor estima colheita de “20 a 25 sacas/ha“. Ele também faz afirmações sobre manipulação de mercado para desorientar os produtores “Vamos parar com essa história de 150, 160 milhões de toneladas. Gente, Ajudem o produtor rural. Vamos parar de especulação, parar de maquiar o mercado.“
Vídeo: Uma realidade oculta e assustadora
Em entrevista ao Agronews, Jonas José Apio, produtor rural em Água Boa, Mato Grosso, descreve um cenário desafiador enfrentado por muitos agricultores brasileiros. A safra de soja, tão vital para a economia agrícola do país, está sujeita a variáveis climáticas e condições adversas que impactam diretamente o produtor no campo.
Aperte o play no vídeo abaixo e confira o depoimento do produtor Jonas Apio.
AGRONEWS® é informação para quem produz