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Arco Norte 2 (1)
Notícias

Arco Norte é a nova rota do agronegócio brasileiro e já responde por 40% das exportações de soja e milho

Vicente Delgado
Por Vicente Delgado
Published: 31 de outubro de 2024
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Arco Norte esta se consolidando como corredor logístico para as exportações do agronegócio Brasileiro. Chineses visitam Mato Grosso para apresentar nova plataforma inaugurada na China, que vai facilitar negócios bilaterais entre os países.

Conteúdos
As vantagens do Arco NorteO crescimento das movimentaçõesMato Grosso: Protagonista no Arco NorteDesafios à serem superadosSinolac: Uma ponte de oportunidades entre Brasil e ChinaAGRONEWS é informação para quem produz

O Arco Norte tem se consolidado como uma rota logística cada vez mais importante para o escoamento da produção agrícola brasileira, especialmente para o Mato Grosso, estado que lidera a produção de grãos no país. Com a crescente demanda internacional, especialmente da China, por produtos agrícolas brasileiros, a busca por rotas mais eficientes e econômicas se intensifica, e o Arco Norte surge como uma solução estratégica.

Vamos analisar o papel do Arco Norte no escoamento da safra brasileira, com destaque para Mato Grosso, e conhecer a iniciativa da Sinolac, que visa fortalecer a ligação bilateral entre Brasil e China, abrindo um novo capítulo nas relações comerciais entre os dois países.

Arco Norte 3

As vantagens do Arco Norte

Para começarmos a entender esse novo corredor logístico, os portos do Arco Norte, localizados na região Norte e Nordeste do Brasil, acima do paralelo 16ºS, oferecem uma série de vantagens em relação aos portos do Arco Sul, tradicionalmente utilizados para exportação. Dentre eles:

  • Proximidade com os centros de produção: A localização estratégica dos portos do Arco Norte reduz significativamente as distâncias percorridas pelos caminhões que transportam a produção agrícola do interior do país, como Mato Grosso, até os portos.
  • Redução de custos: A menor distância percorrida implica em economia de combustível e outros custos de transporte, tornando a exportação pelo Arco Norte mais competitiva.
  • Acesso facilitado ao mercado asiático: A localização privilegiada do Arco Norte proporciona uma rota mais curta e direta para os mercados asiáticos, especialmente a China, principal destino das exportações brasileiras de soja e milho.

O crescimento das movimentações

Dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) mostram que os portos do Arco Norte exportaram 40% de toda a soja e milho do Brasil entre janeiro e agosto de 2024. Esse número expressivo reflete o crescimento da região como importante corredor logístico para o agronegócio brasileiro.

Flávio Acatauassú, diretor-presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT), destaca o movimento ascendente do setor nos últimos dez anos. “Os portos do Arco Norte mostram resultados muito positivos nos últimos anos. Temos uma vocação natural na nossa região, com amplos rios navegáveis, e vemos que nossas exportações crescem a cada ano. Somos competitivos do ponto de vista da logística e temos expertise em oferecer soluções mais econômicas e viáveis para nossos clientes, além de aliarmos tudo isso à sustentabilidade e preocupação ambiental“, afirmou.

Mato Grosso: Protagonista no Arco Norte

Mato Grosso, maior produtor de soja e milho do Brasil, tem sido um dos principais beneficiados pela expansão do Arco Norte. Em 2024, mais de 60% das exportações de milho do estado foram realizadas pelos portos do Arco Norte, com destaque para os portos de Barcarena e Santarém, no Pará.

O investimento em infraestrutura logística no estado, como a construção da maior ponte de concreto de Mato Grosso sobre o Rio Juruena, com 1.360 metros de extensão, e o asfaltamento de rodovias, como a MT-208, tem contribuído para o escoamento da produção agrícola e a integração da região Noroeste do estado com a região Norte.

Desafios à serem superados

Apesar do seu grande potencial, o Arco Norte ainda enfrenta desafios que precisam ser superados para que a região se consolide como um corredor logístico ainda mais eficiente. Podemos destacar:

  • Sazonalidade: O período de seca, que ocorre entre agosto e outubro, causa o rebaixamento do nível dos rios, dificultando a navegação e o escoamento da produção.
  • Necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura: A expansão da capacidade de transporte do Arco Norte depende de investimentos constantes em infraestrutura, como a construção e modernização de portos, rodovias e ferrovias.

Sinolac: Uma ponte de oportunidades entre Brasil e China

Assista o vídeo

A Sinolac, plataforma integrada de serviços econômicos e comerciais China-Brasil, surge como uma grande oportunidade para fortalecer a ligação bilateral entre os dois países. A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, visa criar um ecossistema de cooperação internacional inovador, facilitando o comércio e abrindo novas portas para o agronegócio brasileiro no mercado chinês.

Francisco Vuolo, secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, destaca a importância da plataforma: “Essa plataforma facilita o comércio internacional, beneficiando diretamente empresas de diversos setores, com destaque para o agronegócio“. Para Vuolo, a vinda da comitiva chinesa à Mato Grosso demonstra o interesse imediato dos representantes em estreitar os laços comerciais com o setor produtivo. E além disso, abrir excelentes oportunidades para os empresários cuiabanos.

Comitiva Chinesa Sinolac 2 (1)
Comitiva chinesa apresenta plataforma de negócios à Fiemt – Foto: Agronews

“A iniciativa visa fortalecer os laços econômicos entre a América Latina e a China, criando um ecossistema de cooperação internacional inovador. É uma bela oportunidade para você, que faz parte do setor produtivo, seja no comércio, na indústria, no turismo, ou no agronegócio, estreitar o relacionamento com o mercado internacional. É bom para Cuiabá, é Cuiabá para frente, cuidando da gente.“, explica Vuolo.

A plataforma, localizada na cidade de Zhuhai, na China, é composta por quatro unidades principais:

  • Unidade de Armazenamento: para produtos como carne, grãos e outros alimentos.
  • Unidade de Processamento: para processamento e embalagem de produtos.
  • Unidade Comercial: um shopping para venda direta aos consumidores.
  • Unidade Habitacional: acomodações para empresas que desejam se instalar na região.

A Sinolac representa um passo importante na consolidação da parceria estratégica entre Brasil e China, impulsionando o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e abrindo um novo capítulo nas relações comerciais entre os dois países.

Comitiva Chinesa Em Mato Grosso Sinolac (1)
Comitiva chinesa apresenta plataforma de negócios à Fecomercio – Foto: Agronews

A convite de Vuolo, a comitiva chinesa, liderada por Zhu Chuanxin, visitou Mato Grosso e mostrou-se entusiasmada com as oportunidades de negócios entre as regiões. “Estamos muito gratos ao Sr. Francisco pela recepção calorosa. Nossa visita a Mato Grosso nos surpreendeu pela grandiosidade da produção agrícola e pelo comprometimento dos produtores com a preservação ambiental. Isso reforça a ideia de que a parceria entre China e Mato Grosso pode ser ainda mais promissora, trazendo benefícios para ambos os lados”, afirmou Chuanxin.

O Arco Norte desponta como uma rota logística fundamental para o agronegócio brasileiro, oferecendo vantagens significativas em relação aos portos do Arco Sul. Com investimentos contínuos em infraestrutura e a superação dos desafios sazonais, a região tem potencial para se tornar um corredor logístico ainda mais eficiente e competitivo, impulsionando o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e a sua inserção no mercado global.

A iniciativa da Sinolac, por sua vez, abre um novo capítulo nas relações comerciais entre Brasil e China, facilitando o comércio e criando novas oportunidades para o agronegócio brasileiro no mercado chinês. Essa parceria estratégica tem potencial para gerar benefícios mútuos e contribuir para o crescimento econômico de ambos os países.

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TAGS:arco norteChinaSinolac
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