Boas condições de chuvas na maior parte das regiões do país favorece o aumento do plantio
Produtores de trigo da Argentina devem semear 7,8% a mais de área no ciclo 2017/2018, estima a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. A expectativa da instituição é de que a superfície total chegue a 5,5 milhões de hectares. Na safra 2016/2017, o plantio do cereal no país vizinho totalizou 5,1 milhões de hectares.
Boletim semanal da instituição informa que o trabalho de campo vêm sendo feito há pelo menos duas semanas em algumas regiões. Há locais com “excessos hídricos”, mas, na maior parte da região agrícola do país as condições variam de adequadas a ótimas, o que favorece a intenção de plantar mais área com o cereal do que no ciclo passado.
O plantio atingiu 2,8% da área prevista. Nesta fase inicial, o ritmo está mais acelerado que o da safra passada, quando, nessa mesma época, as máquinas tinham passado por 1,1% da superfície reservada para a cultura. “Isso se explica pela boa oferta de umidade na região norte”, diz.
O relatório da Bolsa de Cereais de Buenos Aires não menciona uma expectativa de produção do cereal na Argentina. No mais recente relatório mensal de oferta e demanda global, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou um volume de 17 milhões de toneladas na safra 2017/2018.
Fonte: Revista Globo Rural