Associação de Girolando terá eleição nesta terça-feira (18)

A Associação de Girolando tem como candidatos dois pecuaristas, saiba um pouco mais a seguir:

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando terá nesta terça-feira (18/10/22) eleição para a escolha da futura Diretoria Executiva e Conselhos, para o triênio 2023/2025. A votação online será das 9h às 18h, precedida de Assembleia Geral Ordinária que está agendada para às 7h (em primeira chamada).

Duas chapas concorrem no pleito. Candidato da atual Diretoria, o pecuarista Domício José Gregório Arruda Silva lidera a chapa “Girolando Nacional”. Natural de Palmeira dos Índios, em Alagoas, Domício Arruda tem uma longa história com a entidade. Já foi técnico de inspeção de registro da entidade, membro do Colégio de Jurados, representante estadual e, desde as duas últimas gestões (2017/2019 – 2020/2022), está à frente da Diretoria de Relações Institucionais e Comerciais da associação. 

Girolando
Domício José Gregório Arruda Silva e Eugênio Deliberato Filho

Como criador, iniciou os trabalhos de seleção da raça em 1986, na Fazenda Cachoeirinha, localizada em Major Isidoro/AL. É engenheiro agrônomo, com pós-graduação em Gestão do Agronegócio. Atualmente, também ocupa os cargos de presidente da Associação dos Criadores de Alagoas e de vice-presidente da Federação de Agricultura e de Pecuária de Alagoas.

Já a chapa “Associação para Todos” é liderada pelo criador Eugênio Deliberato Filho, que seleciona Girolando, no Sítio Beira Rio, em Mogi das Cruzes/SP. Há 22 anos selecionando a raça, com foco na composição racial 5/8 HOL + 3/8 GIR, que é considerada a raça leiteira genuinamente brasileira. Nas exposições, vem conquistando premiações, como o título de “Melhor Criador Nacional” nos anos 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.

Eugênio foi diretor da Girolando nas gestões de 2008/2010, 2011/2013 e 2020/2022. É fundador do Núcleo dos Criadores de Girolando do Vale do Paraíba (Girovale) e atual vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Foi diretor da Cooperativa de Laticínios de São José dos Campos/SP.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Votação

A eleição da Girolando conta com duas formas de votação: por correspondência e online. A votação eletrônica acontece no site das Eleições Girolando, pelo link http://eleicoes.webgirolando.com.br. O associado deve informar login e senha para ter acesso à área de votação. No caso dos votos por correspondência, serão computados aqueles enviados, via Correios, para a sede da entidade, até o dia da votação.

Sobre a Associação de Girolando

Uma das principais entidades da pecuária leiteira do Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a execução do Serviço de Registro Genealógico e do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. A raça Girolando é responsável por 80% do leite produzido no Brasil.
Fundada em 20 de dezembro de 1978, em Uberaba/MG, ainda realiza eventos, cursos e exposições, sendo a principal delas a Megaleite. A entidade atende criadores em todo o país e é pioneira na adoção de novas tecnologias, sendo a primeira associação a incorporar a genômica em um programa de melhoramento de uma raça bovina leiteira de origem brasileira.

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *