Um bloqueio atmosférico deve se estabelecer sobre a América do Sul no começo da segunda quinzena de julho de 2020. Isto vai manter as frentes frias e o ar frio de origem polar afastados do Brasil por alguns dias.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

O bloqueio se estabelece no fim de semana dos dias 18 e 19 de julho e deve persistir por cerca de 7 dias. No período de 17 a 23 de julho de 2020, o Brasil vai esquentar e temperaturas acima do usual para julho devem ser observadas, inclusive na Região Sul, que teve dias muito frios na primeira quinzena de julho. Serão dias de calor no inverno.

Saiba como calcular arroba do boi

Embora a secura do ar seja típica desta época do ano, e grande parte do país já esteja sentindo os efeitos de uma massa de ar seco, com a situação de bloqueio atmosférico a tendência é de que os níveis de umidade relativa do ar fiquem de forma mais acentuadamente baixos e por mais tempo.

A maior parte do país já está sem chuva há várias semanas, mas isto é normal para esta época do ano. Com o bloqueio, a chuva para, ou reduz muito até na Região Sul, que teve muita chuva na primeira quinzena de julho.

Cometa poderá ser visto a olho nu, aproveite!

A situação de bloqueio deve persistir até o dia 23 de julho e a partir daí, a circulação dos ventos começa a mudar novamente e uma frente fria já poderá trazer a chuva de volta para a Região Sul.

Alguns efeitos do bloqueio atmosférico

Região Sul

A ar aquece rapidamente e temperaturas acima dos 30°C já devem ser observadas no fim de semana, inclusive no Rio Grande do Sul. O tempo seco vai predominar, mas isto será bom para dar tempo para os rios voltarem ao seu leito normal, pois o estado ainda sente o efeito das enchentes da primeira quinzena do mês.

Para Santa Catarina, a ausência de chuva por alguns dias também será benéfica, pois o estado sofreu muito com os temporais do começo de julho.

Mas para o Paraná, a perspectiva de falta de chuva não é de todo uma boa notícia. a Região de Curitiba precisa de chuva, pois enfrenta problemas de abastecimento. Por outro lado, a colheita do café te, pela frente alguns dias de tranquilidade, sem problemas com o frio intenso e nem chuva.

Região Sudeste

As duas frentes frias que passaram pela Região umedeceram apenas o leste do Sudeste (entre o leste de SP, leste de MG e ES, oeste e sul de SP), mas pouca chuva foi observada. O ar polar não teve grande penetração pelo interior da Região.