O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso continua empenhado no combate aos incêndios de grandes proporções que atingiram a Área de Proteção Ambiental (APA) e o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. A área atingida foi de aproximadamente 3.893 hectares no Parque Nacional e de 6.540 hectares da APA.
As duas áreas vêm sendo alvo de incêndios desde o início da temporada de seca no estado e o Corpo de Bombeiros Militar, por meio do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) estão atuando no combate a essas ocorrências. Devido ao tamanho das áreas atingidas e visando minimizar o impacto ambiental, é comum que a instituição realize um trabalho integrado com outras instituições como o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Brigada Descentralizada do Corpo de Bombeiros Militar (BDBM) e Exército Brasileiro, que deu sua colaboração no domingo (01/09).
No sábado (31.08) foi finalizado o combate a um incêndio florestal iniciado na terça-feira (27.08). As equipes se dividiram para atuar na região de Coxipó do Ouro e comunidade São Jerônimo, no setor noroeste e no setor sudeste. Os bombeiros militares atuaram fazendo revezamento de pessoal para que a ação continuasse sem interrupção até conter as frentes do fogo. Apesar das condições desfavoráveis como fortes ventos, o fogo foi contido. Para esta ação foram necessários 20 bombeiros militares.
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria...